Polêmicas marcam jogos de ida da 2ª fase da Copa Rondônia 2013
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130904-181.jpg[/IMG] Cinco empates, uma goleada e algumas polêmicas com a arbitragem, foram o saldo das dez partidas realizadas no último fim de semana, marcando os confrontos de ida da segunda fase da Copa Rondônia de futebol amador 2013. Abrindo oficialmente a rodada, no sábado (31), à noite o jogo Grêmio Cacoalense x Colorado do Oeste foi encerrado logo aos 20 minutos da etapa final, após o árbitro da partida marcar seguido, dois pênaltis em favor do time da casa, além de ainda de expulsar dois jogadores da equipe visitante. Já na cidade de Vilhena, o time de Primavera de Rondônia, dono de uma das melhores campanhas da fase de grupos da competição, perdeu o jogo por 0 x 3 para o Barcelona, tendo cinco dos seus principais jogadores expulsos por uma arbitragem bastante contestada.
Em jogo bastante tumultuado e de clima tenso, a equipe do Grêmio Cacoalense garantiu uma vitória apertada por 2 x 1 de virada sobre o Operário, de Colorado do Oeste, jogando na noite do último sábado no estádio Aglair Tonelli, em Cacoal, abrindo oficialmente a segunda fase da Copa Rondônia de futebol amador 2013. A partida tensa foi paralisada pelo árbitro Tobias, aos 20 da etapa complementar, em razão da insuficiência de jogadores em campo do time coloradense. O time visitante abriu o placar na etapa inicial, mas aos 10 do segundo tempo, o Grêmio empatou de pênalti e aos 13, virou em nova marcação de tiro livre direto contra Colorado do Oeste, que após ter dois jogadores expulsos e sentir que a arbitragem poderia complicar mais, optou pelo conhecido cai-cai.
Pelos jogos realizados no domingo (01), na chave da região de Ariquemes, o Itapuã do Oeste recebeu o Humaitá-AM, time que mantém a base da equipe que foi o destaque da última edição da extinta Copa Eucatur. Mesmo jogando na casa do adversário, o Humaitá venceu por 2 x 1 levando a vantagem para o jogo de volta que acontecerá na cidade de Candeias do Jamari. No outro duelo, o Alto Paraíso recebeu o Machadinho do Oeste, terminando empatados sem gols, 0 x 0.
Depois de se classificar graças a eliminação por punição ao Botafogo de Jaru, o time do Santiago/Ulbra de Ji-Paraná recebeu o 15 de Novembro de Seringueiras, em partida bastante corrida, realizada no estádio Biancão. Mostrando uma nova formação e mais aguerrido em campo, o Santiago/Ulbra saiu na frente no placar, chegando a criar boas chances de ampliar, mas não resistiu ao forte time do 15 de Novembro, que acabou chegando ao empate e leva a decisão da vaga para a partida de volta que acontecerá no próximo domingo, na cidade de Seringueiras.
Quem também garantiu classificação sofrida foi a Associação Alvorada do Oeste, que recebeu no domingo o time de São Francisco do Guaporé, jogando no campo do Estrela, onde as duas equipes travaram um duelo ferrenho que terminou com a igualdade no placar. Logo nos primeiros minutos o São Francisco fez 1 x 0, mas o time do técnico Vanderlei buscou o empate. Com um belo chute da intermediária o time visitante passou à frente de novo, mas na etapa complementar o Alvorada reagiu com uma pressão forte, empatou e virou para a alegria de sua torcida. Contudo num pênalti infantil, cometido pela zaga do Associação Alvorada, a equipe de São Francisco chegou novamente ao empate. Placar final Alvorada 3 x 3 SFG, que teve uma arbitragem correta do trio Eliser Segatto, Carlos ?Careca? e Augusto César ?Gugu?.
A outra equipe representante da cidade de Alvorada do Oeste, o time do Santa Cruz, da linha 52, enfrenta nesta fase o Mirandão, de São Domingos. No jogo de ida deste fim de semana, mesmo jogando em São Domingos, o Santa Cruz não tomou conhecimento do adversário, vencendo por 1 x 0. Já em São Miguel do Guaporé, os garotos do técnico Chico Malote receberam o time de Presidente Médici, na maior goleada da rodada. São Miguel 1 x 5 Médici, foi o placar do jogo.
Representante do grupo da região de Cacoal, o Operário de Querência do Norte jogando em seu campo enfrentou o Cabixi, em partida bem disputada e de muito equilíbrio. O jogo terminou empatado em 2 x 2, resultado que deixa em aberto a briga pela vaga para a terceira fase. No próximo domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar e quem vencer segue na busca pelo título.
Em rodada dupla que aconteceu na cidade de Vilhena, no primeiro jogo, o Barcelona local enfrentou o Primavera de Rondônia, time de campanha irreparável na primeira fase e o ataque mais positivo da competição na fase. Contudo, diante do representante de Vilhena, o Primavera não conseguiu render o mesmo futebol envolvente e de muitos gols, sendo surpreendidos pelo Barcelona que venceu por 3 x 0. Para piorar a situação, o Primavera ainda teve expulsos os jogadores Mimi, Pablo Henrique, Alex, Joãozinho Bruno e Simá. No jogo de fundo, o Santa Luzia não se deixou ser surpreendido, ficando no empate em 3 x 3 frente ao Sociedade, também da cidade de Vilhena....