Comitê luta pela criação da Nova Universidade Federal
(Da Redação) A vereadora Márcia Regina (PT) na Sessão Extraordinária da última terça-feira (3), informou na tribuna que protocolou um ofício solicitando a inclusão na pauta da reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun), que será realizada no dia 20 de setembro, o processo de criação da Nova Universidade Federal de Rondônia para deliberar sobre esse tão importante tema, formalizado como um requerimento da comunidade acadêmica do Campus da UNIR em Ji-Paraná, e que representa o anseio de toda a população e região. ?Fui atendida pelo relator do processo Carlos Tenório e pelo professor Adilson Siqueira de Andrade. O relator informou que aguarda as atas, que deliberam sobre este assunto nos campi para concluir o parecer e que fará todos os esforços necessários para finalizar em tempo hábil?, comentou a vereadora.
Márcia Regina faz parte do Comitê Pro- Criação da Universidade Federal de Ji-Paraná. O Comitê está ativo, se reúne mensalmente para tomar novas decisões. Durante a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji- Paraná (Expojipa) os integrantes do Comitê fizeram pit stop, espalharam faixas e outdoor pelo município, visando reivindicar uma nova universidade. Os integrantes, também, protocolaram documento junto a bancada federal, que solicita uma audiência com o ministro da Educação, Aluízio Mercadante e aguarda encaminhamento.
AUDIÊNCIA - No último mês de junho foi realizada uma Audiência Pública, requerida pela vereadora Márcia Regina, juntamente com a Ordem Demoley, Loja Maçônica Acácia nº 05 e OAB, para tratar de assuntos referentes ao desmembramento e reestruturação da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (Unir). O evento teve como finalidade colocar a sociedade a par da atual situação de precariedade em que se encontra a Unir, discutir medidas a serem tomadas para a ampliação de vagas e cursos pela entidade e promover discussões acerca da necessidade de se criar uma nova Universidade Federal em Rondônia, por desmembramento, ante a demanda crescente de acadêmicos do Estado de Rondônia.
?Na audiência a comunidade acadêmica do Campus da Unir em Ji-Paraná divulgou que formalizou, em janeiro deste ano, um requerimento junto ao Consun, reconhecendo este com uma das instâncias legítimas de manifestação sobre o pleito por uma nova Universidade Federal em Rondônia. A Unir não se manifestou oficialmente sobre este assunto e o requerimento não entrou na pauta do Consun?, afirmou Márcia Regina, ressaltando que ?a população aguarda ansiosamente por uma manifestação oficial da Unir a respeito do assunto, dada a importância que o tema tem para o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico da região?. Com informações da Assessoria.
...