Correio Popular Notícia




Comunidades comemoram abertura de 42 km de estrada

Data da notícia: 07/09/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130907-121.jpg[/IMG] (Da Redação) Silveira, São Miguel, Mutuns, Bom Jardim, Pau D'Arco e Itacoã são comunidades do médio e baixo Madeira que utilizavam apenas a navegação para ter acesso à área urbana do município de Porto Velho. Numa empreitada de grandes esforços, recentemente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), por meio de seu departamento de Coordenadoria de Estradas Rurais, abriu a Linha C01, estrada vicinal que passou a facilitar o escoamento da agricultura familiar, a intercomunicação de comunidades e o acesso dos moradores da região à área central do município.
Em vistoria aos serviços realizados, Leonel Bertolin e Dione Barroso, respectivamente, secretário da Semagric e coordenador de Estradas Rurais, visitaram todo o trecho dos 42 quilômetros abertos na Linha C01. Durante o percurso, foram feitas diversas paradas para a realização de reuniões com associações e cooperativas, a principal finalidade foi o levantamento sobre algumas das necessidades com as quais a Semagric poderia se comprometer oferecendo apoio de alguma forma. Assim, acordou-se o fornecimento de alguns equipamentos como despolpadoras de frutas, gerador de energia elétrica e outros utensílios que pudessem ajudar as pequenas agroindústrias locais a funcionarem com maior dinamismo.
Também se coletou pedidos para cursos técnicos de pequena duração, que passarão a ser oferecidos nas sedes dessas entidades. No posto de saúde da região, o secretário anotou os pedidos do administrador para algumas reformas urgentes. De acordo com depoimentos de moradores, a ausência da estrada acarretava muitos transtornos à região. ?Ainda não se tinha visto por aqui um trabalho como este. A estrada está bem larga, bem feita, o serviço está excelente. Em outros tempos, foram também realizados alguns serviços por aqui, mas eles não atenderam às necessidades dos moradores e a estrada estava intransitável. Agora, a abertura da C01 deverá mudar a vida das pessoas do Baixo Madeira, pois o translado da produção agrícola apenas pelo rio é muito complicado e, às vezes, perigoso também. Tenho certeza que estamos começando um tempo novo para os produtores rurais dessas áreas ribeirinhas?, afirmou Donizete de Oliveira, morador e produtor local.

ESTRADA - Segundo Dione Barroso, a abertura da Linha C01, aguardada há muitos anos pelos moradores das regiões do médio e baixo Madeira, deverá mudar o perfil da região e a vida dos produtores. ?Eu tenho convivido minha vida toda com os ribeirinhos e sei das necessidades desse povo. Tenho convicção que a vida desses moradores deverá mudar para muito melhor agora. Certamente, o município de Porto Velho vai sentir a diferença na oferta de produtos como banana, mandioca, melancia e muitos outros, porque essa região é muito rica, mas as dificuldades com o escoamento dos produtos não deixava chegar à cidade a grandeza dessa produção?, informou. Com informações de Renato Menghi/Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 11171 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.