O respeito morreu!
*Por Mary Camata
Sabe quem foi encontrado morto essa manhã, cansado de ser rejeitado, humilhado e desprezado? O Respeito. Tem gente que disse que ele se matou de tanta decepção. Não aguentou viver essa vida amarga entre os seres humanos que andam cada vez mais estressados e violentos, e resolveu se matar.
Algumas pessoas dizem que o Respeito já estava morto há muito tempo, mas relutava em tentar viver entre as pessoas acreditando que ainda podia mudar alguma coisa como um tempo atrás quando ele era feliz, fazia amizades e convivia bem em qualquer lugar sem ser ofendido. Pois é, ele cansou de não ser respeitado e resolveu tirar a sua própria vida.
O ser humano não respeita mais o seu próximo. Seja no trânsito, seja em uma fila de banco, seja em uma esquina da vida ou no fim dela. Perdeu-se o Respeito pelo desconhecido, pelo amigo, pelo pai e pela mãe. Nem no momento de dor e de luto, ninguém respeita ninguém. Sempre tem uma piadinha de mau gosto esquecendo que aquela pessoa que morreu teve uma vida, uma história e provavelmente, muitas pessoas irão chorar a falta dela durante anos.
Talvez tudo isso explique a morte do Respeito. Ele poderia ter tentado ficar mais um pouco, mas acho que não conseguiu suportar ao ver adultos desrespeitando crianças, pessoas maltratando animais. O desrespeito tomou conta do mundo. Foi forte demais para ele ter que conviver com a falta de compaixão pelo próximo em um mundo que queremos ser tão modernos e deixamos de ter uma dar qualidades mais bonitas que o ser humano pode ter que é respeitar o próximo acima de qualquer coisa.
Sinto muito que o Respeito não exista mais aqui na Terra, porém, antes dele partir, ele deixou uma mensagem escrita que só as pessoas de bom coração irão conseguir entender: Enquanto o ser humano não aprender a respeitar o próximo, independente de qualquer coisa, o mundo vai continuar esse caos em que vivemos.
*Mary Camata é jornalista pós-graduada.
...