Correio Popular Notícia




Rondônia é destaque em feira internacional de turismo

Data da notícia: 11/09/2013
Foto:

(Da Redação) O Estado de Rondônia participou, de 4 a 8 de setembro, da 41ª Feira de Turismo das Américas, no Parque do Anhembi, em São Paulo (SP). A promoção da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem) mobilizou 25 estados brasileiros e representantes de todos os continentes. A participação de Rondônia no evento foi assegurada pela Setur (Superintendência Estadual de Turismo) do Governo Estadual, com apoio do Sebrae/RO. Além do estande principal, o estado teve um espaço alternativo para exposição de artesanatos. Rondônia foi representada por produtos do Museu Virtual do Babaçu.
Na área gastronômica, formaram-se filas para degustar a inusitada carne de jacarés abatidos no Lago do Cuniã, região do Baixo Rio Madeira, município de Porto Velho. Rondônia também levou os sorvetes Dullin, com sabores de frutas da Amazônia, e os refrigerantes Dydyo, ambos muito elogiados por um público exigente. Várias agências de viagem, operadores de turismo e empresários do segmento em Rondônia estiveram presentes nesta verdadeira vitrine de bons negócios e oportunidades de interagir e trocar experiências. O alvo é fazer de Rondônia um estado indutor de turismo, que deve ser tratado no viés do desenvolvimento sócio-econômico.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130911-231.jpg[/IMG] Foi uma oportunidade de se relacionar, conhecer e realizar negócios com todo o trade turístico das Américas, no maior mercado emissivo do Brasil. A feira contou com toda a diversidade de expositores e visitantes relacionados ao turismo: operadores emissivos e receptivos, destinos, consolidadores, companhias aéreas, hotéis, agentes de viagens, locadoras de automóveis, tecnologia, parques temáticos, transportadores rodoviários, centros de eventos, empresas do mercado financeiro e de câmbio, consultorias, segmentos especializados, compradores corporativos convidados e consumidor final.

PRODUTOS - Nos últimos dois dias, a feira esteve aberta ao público final, oportunizando a apresentação aos turistas em geral dos produtos que os estados e países têm a oferecer. O estande de Rondônia esteve entre os mais visitados. Dando ênfase à pesca esportiva como seu principal chamariz, o estado também pôde revelar ao mundo, através de sua panfletaria, vídeos e documentários institucionais, seus atrativos em diversas vertentes do turismo: rural, histórico, de negócios e de aventura.
O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, destacou que um dos ganhos da participação no evento foi justamente a promoção de Rondônia. ?Além do contato direto com o público, falamos sobre o estado e de suas potencialidades a veículos de comunicação de diversas partes do mundo. Asseguramos, inclusive, a continuidade desta cobertura, através de parcerias com jornalistas especializados em turismo e meio-ambiente que estarão em Rondônia para elaboração de reportagens especiais?, afirma Olivar.
Afora o trabalho de divulgação e consolidação das rotas turísticas de Rondônia, o Governo da Cooperação tem atuado no aparelhamento do estado para atender melhor os turistas. Um exemplo disso é o Prédio do Relógio, sede da Setur, que será totalmente revitalizado e aberto à visitação pública; a internacionalização do Aeroporto Jorge Teixeira e a abertura de novos CATs (Centro de Atendimento ao Turista) também fazem parte da agenda da Setur.

ROTAS ? Durante a Feira das Américas, Júlio Olivar promoveu, no estande de Rondônia, reunião com secretários de Estado e técnicos para discutir a rota ?Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico?, insistindo para que os destinos rondonienses ganham mais visibilidade no trajeto, que envolve Mato Grosso, Rondônia, Acre e Peru. O cônsul do Brasil no Peru, Elson Espinoza Estrada, esteve presente no encontro promovido por Júlio Olivar. Outra proposta do superintendente da Setur/RO, relacionada às rotas de longa distância, é a criação do destino ?Caminhos de Rondon?, que envolveria Rondônia e Mato Grosso. A pauta foi apresentada pelo rondoniense ao secretário de Turismo do Mato Grosso, Jairo Padrela, que de ficou entusiasmo e já colocou seus técnicos à disposição para viabilizá-la. Haverá uma série de reuniões para a instituição do circuito até 2014. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1407 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.