ALE debate a segurança das agências dos Correios
(Da Redação) A Assembleia Legislativa realizou na última terça-feira (10) audiência pública que debateu questões relativas à segurança nas Agências dos Correios. O evento foi proposto pelo deputado Cláudio Carvalho (PT) que atendeu solicitação da categoria e da direção da Central Única dos Trabalhadores. Houve a participação de representantes dos órgãos competentes e dos funcionários dos Correios. Ao final, foram apontadas alternativas a ser colocadas em prática em favor da segurança de todos, principalmente a quem utiliza esse serviço no Estado de Rondônia.
Ao abrir a audiência pública, Cláudio Carvalho disse que dados do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Rondônia (Sintec-RO) apontam que os casos de violência, traduzidos em assaltos e atos de violência contra os gerentes, têm aumentado consideravelmente, causando temor aos funcionários. Esclareceu que o pedido partiu das pessoas e entidades que trabalham no setor, bem como do presidente da CUT, Itamar Ferreira. ?O principal motivo apontado para a audiência pública é a relevância da falta de segurança nas Agências, que são vistas como alvo mais fácil do que as Agências Bancárias?, destacou o parlamentar.
A deputada Ana da 8 (PTdoB) falou, durante a audiência pública, que a Polícia Militar precisa fazer rondas constantes como forma de inibir a criminalidade existente. ?Os bandidos estão de olho nas agências dos Correios porque sabem que ali tem dinheiro o tempo todo e sabem da fragilidade da segurança?. Pediu ao Superintende dos Correios que permita aos funcionários que sofreram assaltos durante o trabalho, sejam liberados pelo menos no dia seguinte do ocorrido e que sejam também atendidos por psicólogos para tentar superar o trauma. Ao encerrar a deputada pediu mais caixa postal nestas e em outras localidades que sofrem com a ausência dos correios ou com o atendimento que deixa a desejar.
CORREIOS - ?A classe empresarial e a população rondoniense têm presenciado o aumento de delitos aos bancos postais dentro das agências dos Correios de Rondônia?, assegurou Márcio Caldeiras Junqueira, Gerente de Atendimento da Diretoria Regional do Correios Rondônia. Segundo ele, em Rondônia, já foram registrados somente este ano 12 arrombamentos. ?E com base nesses dados, até o final de 2013, serão liberados R$ 250 mil reais para a ampliação e instalação de dispositivos de segurança para nossas agências?, declarou o gerente.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos de Rondônia (Sintect), Antônio Edson, disse que os Correios em todo Estado têm sido alvo dos bandidos. ?Já foram 23 assaltos em 2013, os funcionários estão traumatizados e alguns bancos postais estão fechados por falta de segurança?. Antônio encerrou sugerindo que as agências dos Correios sejam dotadas de porta giratória, detectores de metais e segurança armada, assim como é nas agências bancárias.
SOLUÇÕES ? O major Padilha, representante da Sesdec, garantiu que os esforços serão no sentido de fortalecer a segurança, buscando parcerias, inclusive com a Polícia Federal na proteção das agências dos Correios. Ele defendeu o policiamento preventivo e disse que também concorda com as medidas a serem adotadas e reforçadas. Ele disse ser necessário o sistema de vigilância nas agências, bem como a colocação de portas de detentores de metais, assim como o vídeo monitoramento de segurança para antecipar os riscos de assaltos. Ele garantiu buscar parcerias para melhorar a segurança nas agências e que levará ao conhecimento do secretário Marcelo Bessa a preocupação da comunidade e dos funcionários dos Correios.
Ao retomar a palavra, Cláudio Carvalho disse que compete às Câmaras Municipais disciplinar o funcionamento das agências bancárias e dos Correios. Entre as unidades dos Correios do país, a de Rondônia se posiciona na 25ª posição, entre os 27 Estados brasileiros. ?Isso mostra o quanto precisamos melhorar, para ficar ruim. Porque hoje, está péssimo e não podemos esconder isso. Em muitos locais, o banco postal dos Correios é a única agência bancária da região e estão sendo fechadas. Isso é lamentável?, acrescentou. Com informações da ALE.
...