Produtores apreendem técnicas da piscicultura
Produtores rurais dos municípios de Espigão do Oeste, São Felipe, Primavera de Rondônia, Pimenta Bueno, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste participaram ontem (4) de um Dia de campo com atividades praticas sobre técnicas de piscicultura. O curso foi oferecido pela Emater e Secretária Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Social (Seapes).
O evento contou com aulas praticas, além de uma abordagem sobre o setor comercial para o peixe do Estado.
Conforme os técnicos, a atividade de piscicultura começou a ser impulsionada nos últimos 10 anos com o incentivo do governo que implantou as primeiras unidades de observação em 10 municípios da região centro sul do estado.
Com a grande procura, por parte dos agricultores interessados na piscicultura outros projetos foram surgindo e hoje a atividade já pode ser considerada de essencial para a economia estadual.
Além de apresentar aos interessados uma alternativa viável e rentável para o agricultor o 1.º Dia de Campo sobre Piscicultura em Rolim de Moura, mostrou também a necessidade de se aplicar o manejo correto para a criação de peixes visando maior produtividade com qualidade. ?Estamos divulgando os resultados obtidos e queremos expandir a piscicultura na região para fortalecer o setor?, diz Marcio Soares Barbosa, gerente da Emater em Rolim de Moura.
A piscicultura está consolidada em Rondônia, que detém o primeiro lugar na produção de peixes em cativeiro. Para dar sustentabilidade ao setor a Emater vem investindo na capacitação de técnicos e produtores, garantindo assim uma produção cada vez mais eficiente.
...