Lixão de Alta Floresta é ativado
(Da Redação) Uma decisão do Judiciário rondoniense interditou o Aterro Sanitário Regional de Novo Horizonte D?Oeste. A decisão atingiu os municípios de Alta Floresta, Nova Brasilândia, Presidente Médici e Novo Horizonte. Eles terão que ?se abster de depositar resíduos no aterro sanitário regional de Novo Horizonte de propriedade da empresa Nova Era Gestão Ambiental?, conforme resolução nº 021/2013 - Ji-Paraná, 06 de setembro de 2013.
O documento divulgado pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta informa ainda que ?fica definida a necessidade de reativação do lixão municipal?. O prazo em que o lixão de Alta Floresta ficará funcionando ainda não foi determinado, bem como a situação envolvendo o aterro em Novo Horizonte. A falta de gerência e as qualidades da estrutura física onde se encontra o aterro sanitário são alguns dos problemas apresentados pelo documento.
O lixão de Alta floresta foi desativado no dia 10 de dezembro de 2012, com a assinatura do Decreto Municipal número 8.403, e assinatura da ordem de serviço para retirada dos resíduos sólidos do município pelo Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO).
LIXÃO - As informações dão conta de que o Consórcio Intermunicipal de Rondônia nasceu com o objetivo de alcançar benefícios coletivos, que são impossíveis para apenas um município. Um exemplo é a destinação adequada dos resíduos sólidos. A empresa Nova Era Gestão Ambiental é a responsável pelo gerenciamento do consórcio.
Edson Bavaresco, assessor de planejamento e articulações políticas da Prefeitura de Alta Floresta, informou que o lixão municipal será utilizado enquanto resolvem as pendências do aterro em Novo Horizonte. ?Assim que estiver resolvida a situação, nós vamos destinar novamente os resíduos para o aterro e remover os resíduos que foram depositados no lixão?, garantiu. Com informações de Leandro Pereira ? Assessoria.
...