Portadores de Câncer de RO tem casa de apoio
Desde o dia 29 de fevereiro os pacientes portadores de Câncer de Rondônia estão contando com um importante apoio, durante o tratamento da doença na cidade de Barretos (SP), quando foi inaugurada a Casa Samaritana, uma idéia de vários grupos de apoio criado no Estado, do deputado Maurão de Carvalho (PP) e da Assembléia de Deus de Cacoal. Rondônia, de acordo com levantamento de dados oficiais, é o Estado que proporcionalmente tem o maior número de pacientes da enfermidade no país.
Acompanhado do vereador de Ji-Paraná Ivo da Silva (DEM) e da apresentadora do SGC jornalista Silvia Cristina, Maurão Carvalho esteve ontem visitando vários municípios, entre eles Ji-Paraná para falar do trabalho que vem sendo desenvolvido por mais de 15 grupos de apoio aos portadores de Câncer no Estado. De acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde (MS), São Paulo lidera o ranking, seguido de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Silvia Cristina que já foi vítima da doença, disse que o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (Gapc), foi criado justamente para ajudar pessoas vítimas da doença. ?Só passando o que eu e o deputado Maurão, com outras centenas pessoas passamos sabe o significado desse apoio?, disse Silvia Cristina.
De acordo com os números em 2006, Rondônia teve mais de 11 mil casos confirmados de Câncer. Já no ano seguinte esse número superou os 12,500 casos. Desde que o Gapc de Ji-Paraná cerca de 70 pessoas foram encaminhadas para tratamento em Barretos (SP).
Maurão de Carvalho disse que a Casa Samaritana, por enquanto é alugada mais o projeto é a conquista de uma sede própria, e tem suporte para atender cerca de 60 pacientes, com acompanhantes. A casa é administrada pelo ex-deputado estadual, João Dias com a esposa. Os dois também são vítimas da doença.
...