Seduc atende em Gabinete Itinerante quinta e sexta-feira em Ji-Paraná
A secretária estadual de Educação, professora Marli Cahulla, retomará nesta quinta-feira (30), juntamente com a equipe de assessores, as visitas às Representações de Ensino da Seduc com vistas a realizar Encontro de Gestores e Técnicos Educacionais do Estado de Rondônia. Depois de Ariquemes, Jaru e Ouro Preto do Oeste, a secretária instalará o Gabinete Itinerante em Ji-Paraná, onde abrirá reunião às 9 horas, na Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Vilela, com a participação de 232 educadores e técnicos, inclusive dos municípios de Urupá, Alvorada do Oeste e Presidente Médici.
A Regional de Ji-Paraná abrange 38 escolas, incluindo-se as dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina; enquanto em Urupá são três, em Alvorada do Oeste, quatro; e em Presidente Médici e distritos de Novo Riachuelo, Estrela de Rondônia, Vila Camargo e Vila Bandeira Branca, 10.
A secretária primeiro profere palestra para os gestores, com orientações que visam à melhoria do ensino, saindo em seguida para visitar as escolas, conhecendo 'in loco? a realidade de cada uma e, na medida do possível providenciando a solução dos problemas, seja por meio das Secretarias Regionais, Representações de Ensino, Gerências de Educação da Seduc ou outros órgãos do Governo. Além dos representantes de Ensino, gestores escolares, professores, técnicos e pessoal de apoio das escolas, a secretária Marli Cahulla também quebra tabus, buscando maior aproximação com os alunos e a comunidade em geral. Em Ariquemes, por exemplo, ela marcou presença na 4ª Feira Cultural das Escolas e experimentou cardápio especial feito por alunos do curso de Produção de Alimentos com insumos regionais, enquanto em Jaru interagiu com os alunos numa simulação de futebol e jogo de ?pega-vareta?; e ainda participou de uma partida de vôlei durantes as comemorações do Dia do Servidor. Já no Gabinete Itinerante, ela dá oportunidade para todos exporem reivindicações e sugestões em atendimento à proposta do governador Ivo Cassol de melhorar cada vez mais o processo educacional da rede estadual.
Ainda em Ouro Preto, a secretária foi elogiada pelo professor de Educação Física, Paulo Germano Fernandes, da Escola Joaquim de Lima Avelino, pela rapidez em cumprir seus compromissos. Ele lembrou, que recentemente, num evento denominado Educação Física e Artes, realizado em Porto Velho, a secretária informou que visitaria as escolas do interior do Estado, mas ele não pensou que fosse tão rápido o cumprimento da promessa.
As reuniões da secretária Marli Cahulla contam com a participação da coordenadora Pedagógica, Irany Freire Beto; os assessores especiais, José Carlos Paim e Daniel Diogo; a chefe do Núcleo de Recursos Humanos, Rita Rios; entre outros técnicos da Seduc.
...