Projeto Sonho Meu promove 1º Festival de ginástica rítmica desportiva
A Fundação Ji-Cred/CDL ? Espaço Social Sonho Meu realizará o 1º Festival de Ginástica Rítmica Desportiva, neste sábado (05), às 19 h, na sede da Instituição (final da T14, com a RO 94, Bairro Jardim das Seringueiras).
A modalidade GRD, em 1984, foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e introduzida nos Jogos Olímpicos daquele ano. Por ser um esporte pouco difundido no Brasil, foi o escolhido pelo Projeto Esporte Sonho Meu para ser ensinado às crianças no município de Ji-Paraná. O aprendizado foi concreto e para demonstrar efetivamente, 60 meninas irão apresentar no festival de GRD.
Existem diversos benefícios para os praticantes da ginástica. O movimento é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois é a partir dele que ela se torna capaz de criar sua imagem corporal, um passo necessário para seu campo motor, uma vez que a mente e o corpo estão ligados um com o outro, e conhecendo sua estrutura corporal a criança terá um desenvolvimento psicomotor facilitado. Além disso, proporciona força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, ritmo e convívio social.
Como as participantes ainda são iniciantes apresentarão apenas com dois aparelhos - a bola e a fita. O aparelho bola para a GRD deve ter de 18 a 20 cm de diâmetro, pesar 400g e ser de borracha. O exercício corporal predominante deste aparelho é a flexibilidade e ondas. Já a Fita para a GRD deve ter 6 metros no mínimo e pesar 35 gramas. A largura da Fita é de 4 a 6 cm e o material pode ser de cetim de qualquer qualidade. O estilete onde prende a Fita deve ter de 50 a 60 cm e a base deste estilete deve ter no máximo 1 cm de diâmetro. O exercício corporal predominante no aparelho Fita é o pivot. O Festival é mais uma ação patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, apoio do Governo Federal. Com informações da Assessoria.
...