Correio Popular Notícia




Carreta do Câncer atende Ji-Paraná

Data da notícia: 08/10/2013
Foto:

(Josias Brito) Ji-Paranaenses e pessoas de vários municípios da região central do Estado de Rondônia vem sendo atendidas, desde a manhã de ontem (7), pela equipe da Carreta de Prevenção de Câncer do Hospital de Câncer de Barretos (HCB). Somente nesta segunda-feira mais de 150 pessoas foram atendidas. A base móvel está estacionada no pátio da Unidade Básica de Saúde Padre Romano (L-1 Maringá). Os atendimentos de mais de 300 pessoas encerram hoje (8), no município. Está é a quinta vez que a unidade móvel vem à Ji-Paraná.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131008-151a.jpg[/IMG] Equipada com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, a carreta vem percorrendo o interior do Estado levando uma experiente equipe de médicos e enfermeiros do Hospital do Câncer de Barreto que, junto com o GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer), lutam incansavelmente contra o câncer. Os atendimentos estão acontecendo através de agendamentos e estão sendo realizadas micro e pequenas cirurgias e biopsias de câncer na próstata, pele, mamas e colo do útero.
A coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Ji-Paraná, Silvia Cristina, disse que a triagem aconteceu entre os dias 16 de 17 de setembro e, nestes dois dias estão acontecendo os exames e as pequenas cirurgias.

ATENDIMENTO - Equipada com uma grande estrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia e consultório médico, a vinda da Carreta do Hospital de Câncer de Barreto foi bastante comemorada pela população, que está fazendo o tratamento próximo ao município de origem.
A presidente do GAPC em Ji-Paraná, Marinete Calyman destaca que quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. ?Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento na Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barreto, também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma?, ressaltou.
Para Márcia Helena, a vinda da carreta à Ji-Paraná é muito importante para toda a população, pois a maioria não tem condições financeiras de custear o tratamento fora e a unidade móvel proporciona o tratamento no próprio município e de graça. ?Além do tratamento, ainda estamos sendo atendidos por profissionais qualificados, que estão atualizados com as novas fazes da doença?, ressaltou Márcia Helena.
O aposentado José dos Santos lembra que se não fosse à vinda da carreta, ele não conseguiria fazer os exames. ?Tenho suspeita de estar com câncer, mas só irei descobrir após os exames que estou realizando hoje, através do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná, na carreta oncológica do Hospital de Câncer de Barreto?, frisou.

PASSOS QUE SALVAM - A equipe do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer também está realizando a campanha ?Passos que Salvam?, que acontece em novembro deste ano. Conforme Silvia Cristina, os kits com camiseta, bonés e cadarços já estão a venda no escritório do próprio GAPC, que fica localizado próximo ao Hospital Municipal. O valor do kit é de R$ 25,00 e o recurso irá ajudar as crianças que também precisam de apoio para tratar a doença. O HCB atende aproximadamente mil casos de câncer infantil por ano, destes, 5% são de Rondônia.
[COLOR=blue]Foto: Joel Pinheiro[/COLOR]

Fonte:






Noticia vista 1552 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.