Correio Popular Notícia



EDUCAÇÃO
Governo entrega tablets no Dia do Professor

Data da notícia: 16/10/2013
Foto:

(Da Redação) Para melhorar o processo de aprendizagem em sala de aula, com o uso de ferramentas mais atrativas, o governo do Estado iniciou ontem (15) a entrega de pelo menos 1.711 tablets de um total de 4.892 que deverão ser distribuídos nas escolas de Ensino Médio. A proposta é colocar os educadores em sintonia com a modernidade, utilizando a mesma linguagem da maioria dos alunos interligados à rede mundial, ao mesmo tempo em que é promovida a inserção dos que ainda não dispõem desse instrumento tecnológico.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131016-131.jpg[/IMG] A distribuição das primeiras unidades aconteceu em meio a muita poesia marcando o Dia do Professor em solenidade no Instituto de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho, com a presença do governador Confúcio Moura; o secretário de Estado da Educação (Seduc), Emerson Castro; professores, alunos e autoridades convidadas para o evento em comemoração ao Dia do Professor.
Embora acredite que a inserção dessas ferramentas representa avanços, o governador deixou claro que nada substitui a presença do professor, que deve estar sempre estimulado para não desanimar em sala de aula. Dizendo-se satisfeito com o momento crítico em relação à educação, o governador afirmou que sente ser a hora da virada, da valorização do professor e do ensino no Brasil, que por ser a sexta economia mundial, não pode ficar aquém do Chile, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Confúcio criticou a indiferença da sociedade, principalmente da família quanto à educação, colocando-se como exemplo de sucesso do ensino público, pois como filho de costureira e pedreiro jamais frequentou escola particular, mas conseguiu passar em dois vestibulares de universidade pública, no mesmo ano, para medicina e engenharia, optando por cursar o primeiro. Esse resultado, segundo ele, foi obtido graças ao acompanhamento diário dos seus pais. Para o governador, a falta de compromisso da família é uma das razões que levam mais de 80% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental a não chegarem ao Ensino Médio.
Com investimento da ordem de R$ 1,6 milhão, os tablets, conforme Emerson Castro, são resultado do planejamento da Seduc por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do governo Federal que objetiva melhorar o atendimento à comunidade escolar com base no Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo) integrado ao Ministério da Educação (MEC).

INVESTIMENTO - O secretário ainda falou dos investimentos feitos pelo Governo da Cooperação na educação, que em dois anos superaram as duas gestões anteriores; e os projetos tecnológicos a ser implantados visando à integração das 419 escolas estaduais, incluindo aulas no canal Youtube. ?Vale salientar que todas as iniciativas são do governador Confúcio, um apaixonado pela educação e as ferramentas tecnológicas?, disse, ressaltando que poderia ser feito mais, se não fossem as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para a diretora do Carmela Dutra, Vera Lúcia Borges, além de garantir acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, os equipamentos são importantes porque irão auxiliar os professores que já utilizam o diário eletrônico e agora poderão inovar com a interação em sala de aula, conectando-se ao projetor Proinfo e à lousa digital, com fácil navegação ao portal do MEC, domínio público, portal e revista TV Escola e portal do professor.
Com mais de 20 anos de carreira, os professores Juarez Gomes, de geografia; e Sávio Lima, de História Geral e História de Rondônia, assim como a vereadora da Capital, Ana Negreiros, parabenizaram o governo pela iniciativa, que consiste em mais um passo para a consolidação do processo de modernização do ensino público em Rondônia.
Ao final, o governador pediu ao secretário Emerson Castro que anunciasse como novidade para 2014 a transformação da escola em ambiente de interação, uma espécie de caldeirão cultural, para reavivar as instituições de ensino nos finais de semana com a realização de concursos de redação, literatura e artes, além do festival de música, que premiará o melhor intérprete e composição.


AÇÃO AMAZÔNICA - Ainda durante a solenidade, o governador recebeu como brinde uma camiseta da equipe do Ação Amazônica, projeto de iniciação científica e de incentivo à pesquisa que vem sendo desenvolvido há cinco anos nas comunidades ribeirinhas de Terra Caída e Nazaré, distritos da Capital. Conforme o professor Hermano Júnior, o trabalho envolve alunos do Ensino Médio do Carmela Dutra, seis professores e ex-alunos da escola que hoje são universitários e atuam como monitores. Durante a estada nas localidades, além dos trabalhos de pesquisa, são distribuídos produtos alimentícios, de higiene e limpeza, entre outros, para os moradores obtidos em ações voluntárias. A próxima viagem da equipe está marcada para sexta-feira (18). Com informações de Veronilda Lima ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1408 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.