Curso mobiliza 14 prefeituras em Rondônia
Catorze prefeituras de Rondônia estarão representadas nos dias 3 a 7 de novembro, durante o curso SipamCidade, promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A capacitação será feita para técnicos efetivos das prefeituras e terá como ênfase o uso do software livre Terraview (Sistema de Informações Geográficas). O treinamento é gratuito e faz parte do Programa SipamCidade, que tem o objetivo de difundir o uso de geotecnologias para apoio técnico à gestão municipal nos municípios da Amazônia Legal e de construir com os técnicos locais uma rede de intercâmbio de dados espaciais.
O Programa disponibilizará várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação (chuva), imagens e outros dados são repassados às prefeituras em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão. ?Após a capacitação, o município terá um suporte técnico permanente no uso da ferramenta para a sua gestão municipal?, explica o gerente do Sipam em Porto Velho, José Neumar Silveira.
Segundo ele, as informações terão diversas aplicabilidades. ?Sabendo o tipo de solo, relevo e se há chuvas em quantidade, é possível fazer o planejamento das áreas agrícolas. A identificação dos tipos de minérios existentes no município também pode levar a uma exploração planejada e sustentável. Em áreas que precisam ser reflorestadas, o conhecimento sobre o tipo de vegetação primária pode ajudar no replantio das espécies originais?, exemplifica.
Participarão da primeira turma do curso SipamCidade técnicos das prefeituras de Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Guajará Mirim, Cerejeiras, Novo Horizonte do Oeste, Urupá, Buritis, Cacoal, Colorado do Oeste,Nova Mamoré, Corumbiara, Machadinho do Oeste e Ariquemes.
...