Encontro do TCE reuniu lideranças do Estado e municípios
Foi grande a movimentação em Ji-Paraná durante todo o dia de ontem. As atenções estavam voltadas para o Encontro do Tribunal de Contas do Estado, que reuniu naquela cidade, diversas lideranças de Rondônia e municípios, dentre elas: o governador do Estado, Ivo Cassol; o presidente do TCE, José Gomes de Melo; os demais conselheiros do Tribunal de Contas; deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais e técnicos em gestão municipal. O evento, realizado no auditório do Ceulji/Ulbra, teve como tema: Gestão em Fim de Mandato.
O encontro coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado, através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, e que teve como parceiros, a AROM - Associação Rondoniense dos Municípios, e a Caixa Econômica Federal (CEF), teve início na manhã de ontem, sexta-feira (4), por volta das 9h.
Durante o cerimonial, estiveram à mesa, Ivo Cassol (governador do Estado), José Gomes de Melo, presidente do TCE; o prefeito de Ji-Paraná e presidente da Arom, José de Abreu Bianco; o deputado estadual, Jesualdo Pires, que no ato, representou a Assembléia Legislativa de Rondônia (ALE); o corregedor e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado, Valdivino Crispim de Souza, bem como, os conselheiros do TCE, José Euler Potyguara Pereira de Melo e Uilson Costa, os auditores, Lucival Fernandes e Davi Dantas da Silva, o procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Kazunari Nakashima, o procurador do TCE, Paulo Curi Neto, e o superintendente regional da Caixa Econômica, Rossini Ewerton Pereira da Silva.
Para o presidente do TCE, José Gomes de Melo, o evento buscou como objetivo principal, prevenir os prefeitos, através de seus gestores e técnicos, a respeito do final de mandato, já que o risco de deixar dívidas implica em uma má administração pública e penalidades futuras. ?Nosso trabalho aqui não é o de penalizar, mas orientar e evitar que haja déficit`s (desequilíbrio entre receitas e despesas) nos cofres públicos de cada município, e assim, comprometa a administração pública e o prefeito seja prejudicado?, afirmou o presidente do TCE, que ainda, elogiou a participação da Arom, através do seu presidente, José Bianco. ?Com o apoio da Arom, temos a oportunidade de informar e debater assuntos com os prefeitos, levando a eles diversas informações neste último ano de mandato?, ressaltou.
Bianco enalteceu a importância do evento ao frisar sobre as informações que o TCE passa aos gestores da administração pública, principalmente no que se refere à LRF ? Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito anfitrião agradeceu ao presidente do TCE que, pela segunda vez, escolheu o Município de Ji-Paraná para realizar o encontro. ?Tal Encontro mostra que o TCE se preocupa com os municípios do interior do Estado?, relatou.
O governador Ivo Cassol ao comentar sobre o encontro, disse que ?o TCE está agindo de maneira precisa, ao orientar e mobilizar os prefeitos a fazer uma administração transparente, preocupando-se com a Lei de Responsabilidade Fiscal?.
O encontro registrou mais de 300 inscrições, que foram confirmadas por gestores da administração pública e que, ao final, receberam um certificado elaborado pelo TCE junto ao instituto organizador do evento.
...