Correio Popular Notícia



SAÚDE
Dilma sanciona lei do Mais Médicos

Data da notícia: 24/10/2013
Foto:

(Da Redação) A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto a Medida Provisória (MP) 621/2013, que instituiu o ?Programa Mais Médicos?. A iniciativa possui o objetivo de autorizar e estimular a atuação dos profissionais de saúde nas regiões onde há carência de médicos.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131023-131.jpg[/IMG] O texto aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional determina que os profissionais formados em medicina no exterior revalidem o seu diploma após três anos de trabalho no Brasil. A Presidente da República teria até o dia 7 de novembro para oficializar o programa, mas preferiu adiantar o prazo.
Antes de iniciar a solenidade, Dilma Rousseff, ao lado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann dirigiram-se até a plataforma superior do Salão Nobre de onde estava grande parte dos médicos para cumprimenta-los. Dilma afirmou que a criação do programa faz parte da meta do governo de facilitar os acessos da população a seus direitos básicos. ?Temos o dever de atender a todos os brasileiros que demandam os serviços de saúde pelo Brasil afora".
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou um balanço do programa que já conta com a participação de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde do interior e das periferias das grandes cidades. Segundo ele, 1.020 médicos já estão trabalhando, sendo 577 formados no Brasil e 443 com diploma estrangeiro. Padilha destacou ainda, que nesse período já foram realizados cerca de 320 mil consultas. O ministro asseverou ainda, que 577 municípios e 3,5 milhões de pessoas estão sendo atendidas por meio do ?Mais Médicos? e que para a segunda fase do programa, mais 2.597 profissionais devem iniciar as atividades ainda neste mês de outubro.
Na cerimônia, o Governo de Rondônia esteve representado pela superintendente da Sibra, Elizete Lionel. Segundo ela, o governador Confúcio Moura tem investido na saúde e grandes avanços estão sendo atingidos. Lionel afirma que desde janeiro de 2011, o Governo conseguiu aumentar em mais de 100% a oferta de leitos hospitalares para atender a demanda do Estado. Ela assinala, ainda, que a melhoria na área de saúde em Rondônia não é notada apenas no atendimento oferecido aos pacientes, mas também no que se refere à qualidade dos trabalhos desempenhados pelos profissionais da saúde. ?Com o Programa Mais Médicos, vamos avançar ainda mais no setor?, finaliza.

MAIS MÉDICOS - Os profissionais do programa Mais Médicos recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros. Com informações da Ag.Saúde e de Zózimo Macedo.

Fonte:






Noticia vista 1557 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.