NOTAS DOS MUNICÍPIOS
OUTUBRO ROSA I
A Eletrobras Distribuição Rondônia, em continuidade a Campanha Outubro Rosa, realizou pit stop, ontem (25), entre as 16h30 e 18h, no encontro das Avenidas Dom Pedro II com Gonçalves Dias, no centro de Porto Velho, com distribuição de folhetos promovendo a importância da luta contra o câncer de mama, em mais uma ação de cidadania e responsabilidade social. Durante o mês de outubro, as principais lojas de serviços da Distribuidora estão decoradas com temas cor-de-rosa e seus atendentes vestidos (as) com uma camiseta personalizada, também cor-de-rosa, para causar impacto visual e a conscientização dos clientes. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhão de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
OUTUBRO ROSA II
A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 ? ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. É importante que as mulheres estejam atentas aos seus corpos e à saúde das mamas, e que, diante da observação de qualquer alteração ou percepção diferenciada, busquem imediatamente a avaliação de um (a) médico (a). Quanto antes o diagnóstico, maior as chances de cura.
ROLIM DE MOURA
Desde junho deste ano o hospital municipal Amélio João, de Rolim de Moura, conta a única sala de estabilização de sua região. O espaço se equipara a uma pequena UTI, com equipamentos de respiração e monitoramento, primordiais no socorro a pacientes em estado grave. Essas máquinas foram colocadas em funcionamento na atual gestão. Elas estavam paradas desde 2009, quando foram adquiridas através de emendas parlamentares do deputado estadual Luiz Cláudio. A criação de um local assim dentro do HM sempre foi desejo do prefeito Cesar Cassol, mas só se tornou realidade a partir da iniciativa do fisioterapeuta Olavo Valente, que é especialista em terapia intensiva. Junto da médica Sandra Pitangui, com grande experiência no setor de UTI, ele conseguiu em pouco tempo reunir esses equipamentos e colocar a sala de estabilização em funcionamento.
ARIQUEMES
A prefeitura de Ariquemes, buscando oferecer um atendimento na saúde onde toda a população tenha acesso, vem oferecendo por meio da SEMSAU (Secretaria Municipal de Saúde), horários diferenciados de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dando continuidade aos atendimentos em horários diferenciados, a UBS do Setor 09, realizará nessa sexta-feira, 25/10, das 17h às 22h. O evento é voltado a saúde da mulher. Os atendimentos oferecidos serão: Avaliação odontológica; Vacina; Consulta Médica; Coleta de preventivo. Esta ação noturna é voltada para o atendimento a mulheres em prol da campanha Outubro Rosa.
...