DER substitui pontes de madeira por bueiros
(DER) Como forma de evitar acidentes e promover maior economia para os cofres públicos do Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou, em vários municípios, a troca de pontes de madeira por bueiros celulares, em lagos e riachos que cortam as linhas de acesso.
Em curto prazo, o Departamento implantou 120 bueiros em 36 municípios. Só na RO-144, no trecho que interliga a BR-364 a Linha 10, no município de Cacaulândia, foram implantados quatro bueiros, acabando com o perigo das pontes que caem.
Segundo o diretor executivo do DER, Dilmar Golin, algumas dessas obras já estão fase de conclusão. É um investimento de quase R$ 17 milhões que o governo faz na melhoria da malha viária.
Dilmar Golin explica que os bueiros são feitos para substituir pequenas pontes de madeira que, na cheia dos rios, são levadas pela correnteza, tendo que ser reconstruídas a cada verão, gerando custos dispendiosos ao Estado. ?São bueiros tubulares, de duas células e tricelulares. Obras definitivas. Bom para o governo e para a população que tem um motivo a menos para se preocupar?.
Outros 74 bueiros devem começar a ser construídos ainda este ano, num investimento de quase R$ 12 milhões. 24 municípios serão beneficiados com a construção dos bueiros. ?Além de facilitar o tráfego, os bueiros ajudam a manter o curso dos lagos e córregos, beneficiando a população e facilitando o tráfego sem prejudicar o meio ambiente?. A estruturação das rodovias, com a implantação dos bueiros, facilita o escoamento da produção agrícola e agropecuária. ?É um investimento que, sem sombra de dúvidas, trará um retorno dobrado ao Estado e aos produtores. Considere aí, também os viajantes que, com a melhoria na malha viária, economizarão tempo e dinheiro?.
...