Agricultores discutem desafios do Código Florestal em Rondônia
(Da Redação) Lideranças ligadas ao setor rural discutem nesta sexta-feira (8) em Ouro Preto do Oeste os desafios da agricultura familiar no processo de adaptação do novo Código Florestal Brasileiro. O evento denominado de Seminário sobre Legislação Ambiental e Agricultura Familiar é uma iniciativa do mandato do deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (Fetagro).
O objetivo do encontro é apresentar aos agricultores os principais avanços da política ambiental brasileira e discutir para superar dificuldade que possam surgir nesta fase de adequação às novas regras. O Governo Federal vai trabalhar ações para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Essas iniciativas serão decisivas para criar condições de conservação dos ecossistemas.
O CAR é um registro público que conterá informações ambientais das propriedades rurais e terá o papel de orientar as políticas públicas voltadas tanto à agricultura familiar quanto para a preservação ambiental. O PRA será o instrumento utilizado no tratamento do passivo ambiental no país. Essa iniciativa será responsável por promover inovações que vão consolidar avanços na política ambiental e agrícola do país.
Anselmo de Jesus lembra que cinco após a sanção da Lei nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, o agricultor que não estiver cadastrado no CAR ficará impedido de receber financiamento. ?A intenção deste seminário é contribuir com debates e esclarecimentos para que o trabalhador possa se conscientizar sobre a importância de sua participação nesse processo. O novo código traz avanços significativos à agricultura familiar, mas sabemos que não basta só o governo criar condições para implementar as novas regras, é necessário o envolvimento do cidadão?, falou o parlamentar. Com informações da Assessoria.
...