Rondônia pronta para Olimpíadas Escolares
(Assessoria) Pela primeira vez Rondônia vai disputar as nove modalidades das Olimpíadas Escolares, categoria juvenil (15 a 17 anos), que acontecerão de 6 a 16 de novembro em João Pessoa (PB), com a participação de estudantes de vários Estados brasileiros. Por iniciativa da administração estadual, que por meio da Coordenadoria de Esporte e Cultura da Secretaria de Educação (CEC/Seduc) tem investido no envolvimento dos alunos em diversas atividades, com vistas à melhoria da aprendizagem, mais de 100 alunos-atletas rondonienses estarão defendendo as cores do Estado no evento, que tem como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte e complementar a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o País, além de detectar novos talentos para o esporte brasileiro.
De acordo com a titular da CEC, Márcia Cassol, a primeira delegação, composta por alunos-atletas da natação, atletismo, judô, tênis de mesa e futsal, sairá de Porto Velho, juntamente com a comissão técnica, na próxima quarta-feira (5), enquanto a segunda (handebol, basquetebol, voleibol e xadrez) viajará no próximo dia 10. Ao todo, são cerca de 3.600 alunos-atletas de aproximadamente 800 escolas públicas e privadas de 25 Estados.
?Vale destacar, que por determinação do governador Ivo Cassol, que quis oferecer conforto e comodidade, todos os alunos-atletas de Rondônia serão transportados de avião, evitando assim possíveis desgastes físicos, caso a viagem fosse de ônibus?, observou a coordenadora.
Durante 10 dias, conforme a comissão organizadora, que tem à frente o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os atletas e o público irão interagir em eventos educativos e culturais, que serão realizados paralelamente às disputas esportivas, além de palestras com atletas olímpicos, passeios, apresentações de dança e folclore nacional.
Para a secretária estadual de Educação, professora Marli Cahulla, a participação dos alunos rondonienses em todas as modalidades demonstra o empenho da Seduc, que por orientação do Governo do Estado, tem incentivado a inserção da comunidade estudantil em um contexto mais amplo, ultrapassando a limitação dos muros das escolas. Afirmando estar bastante satisfeita com o desempenho dos alunos nos Jogos Escolares realizados em todo o Estado, que garantiram a vaga para as Olimpíadas, a secretária voltou a afirmar que mais importante que a vitória, é a competição amistosa, que possibilita aos participantes a interação e o intercâmbio de conhecimentos, considerando a vasta programação.
O conceito e a fórmula de disputa das Olimpíadas Escolares, reformulados em 2005, quando substituíram os Jogos Escolares
Brasileiros (Jebs), ampliaram os horizontes do esporte acadêmico nacional. Há dois anos o evento se divide em competições para duas faixas etárias; de 12 a 14 anos, já realizada em agosto, em Poços de Caldas (MG); e de 15 a 17. Como vem aconteceu nas três primeiras edições, o novo formato dos jogos pretende reforçar a participação social durante os dias de competição, segundo o COB.
...