Laboratório Central realiza ações para combate à dengue em Rondônia
(Da Redação) O LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia) inicia ações para diminuir a incidência de dengue na população do Estado. Com o início do período chuvoso, o laboratório está realizando capacitações técnicas sobre entomologia e pesquisa visando o combate ao mosquito transmissor.
Entre os diversos trabalhos que estão sendo realizados estão a avaliação dos equipamentos de aplicação espacial de inseticida, a termonebulização e nebulização (fumacê), da Central de UBV (ultra baixo volume) do Estado, que atualmente fica em Ji-Paraná.
Também está sendo realizada a coleta de ovos do mosquito transmissor (Aedes aegypti), através da instalação de armadilhas ovitrampas (que são recipientes de plástico com capacidade para 500ml e uma palheta de eucatex, que é emergida em solução de feno (liquido atrativo para o vetor).
A instalação e a coleta de ovos do vetor da dengue, através das armadilhas é uma necessidade para fins de avaliação das medidas de controle com uso de inseticida químico nos criadouros artificiais. Esta atividade ocorre antes e após o tratamento com o produto químico, daí a necessidade de avaliar a eficácia do produto, o desempenho da bomba e do profissional em seguir as recomendações de horário de freqüência do vetor.
Além das ações de prevenção, o Lacen está capacitando profissionais das secretarias de saúde que trabalham nos laboratórios de pesquisa entomológica, para a detecção de focos do Aedes.
O diretor-geral do Lacen, Luis Tagliani, afirma que a pesquisa está sendo feita em pontos estratégicos, onde há maior foco do mosquito, pesquisa em armadilha virtual, vetorial e o vetor na fase aquática e adulta.
O secretário estadual de saúde Williames Pimentel afirma que este é o período de prevenção. Todos os cuidados por parte da Sesau estão sendo tomados para que a população tome consciência e faça também a sua parte nos cuidados com a dengue. Com informações de Antonia Lima ? Assessoria.
...