NOTAS DOS MUNICÍPIOS
JARU I
A estrutura física do escritório local da CEPLAC apresenta um aspecto ruim há algum tempo, situação que deve ser revertida em poucos dias. Em reunião com a prefeita, Professora Sônia na tarde da última quinta-feira (14), o superintendente da CEPLAC em Rondônia Isaías Souza Neto, anunciou que o município passa a ser nos próximos dias a 3º regional da entidade no Estado. De acordo com Isaías recentemente o gerente regional do escritório de Ji-Paraná Roberto Luciano, renunciou ao cargo, fato que contribuiu para a implantação da gerência regional em Jaru. O órgão conta com 3 regionais e 18 escritórios, Cacoal, Ariquemes e agora Jaru, Ji-Paraná passa a ser apenas escritório local. Junto com o anúncio Isaías apresentou ainda uma proposta de cooperação técnica, onde a entidade oferece assistência aos produtores rurais em parceria com a prefeitura.
JARU II
A minuta da proposta foi bem recebida e deve ser analisada pelo executivo. ?Diante das várias ações desenvolvidas, contamos sempre com parcerias e essa é mais uma que sem dúvida é bem-vinda?, destacou a prefeita, Professora Sônia. O ex secretário de agricultura do Estado, Deuseminio de Almeida foi nomeado para assumir a gerência, a posse deve acontecer a partir da próxima semana. ?A minha história começou em Jaru e pra mim é uma felicidade enorme poder voltar e contribuir com o desenvolvimento do município. Ele traz consigo a missão de diversificar a produção promovendo o desenvolvimento rural na região que é a maior produtora do cacau. ?A nossa meta é mostrar o dinamismo da instituição?, completou.
ARIQUEMES
Na manhã de Ontem (18) o prefeito de Ariquemes prestigiou a inauguração da nova sede da Cooperativa de Crédito Rural de Ariquemes (Crediari). A solenidade contou com a presença do presidente da instituição e de toda diretoria, assim como do governador do Estado, deputados estaduais, vereadores, autoridades da sociedade civil organizada, e imprensa. O chefe do executivo elogiou a nova estrutura da Crediari destacando a importância desta cooperativa para o Município. ?Quero parabenizar toda a diretoria e associados pela conquista deste grande empreendimento para Ariquemes?, enfatiza comentando o interesse da Prefeitura colaborar no que for necessário para que a Crediari possa investir sempre mais no crédito ao comércio e aos produtores rurais.
PORTO VELHO I
Da parte da prefeitura, Nazif declarou que serão feitas análises de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária. ?A Unir é Porto Velho e por isso, cabe a nós atender as solicitações. O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu em seu gabinete, a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Berenice Tourinho; o chefe de gabinete dela, Adilson Siqueira e o pró-reitor de planejamento da instituição federal, professor Osmar Siena. Durante a reunião, com a presença de vários secretários da prefeitura, os representantes da Unir propuseram parcerias com o Município para solucionar diversas demandas da universidade.
PORTO VELHO II
Berenice Tourinho foi quem explanou as demandas da Unir e ofereceu sugestões para solucioná-las. Dentre outras, solicitou limpeza, pavimentação de ruas, iluminação pública, instalação de abrigo na parada de ônibus, construção de um terminal para o transporte coletivo no Campus da instituição de ensino superior e uma creche. Outra proposta é para que a prefeitura doe uma área de terra para a universidade, em troca de grande parte do bairro Nacional, que pertence a Unir, mas que foi ocupada por várias famílias. Mauro Nazif determinou que cada caso seja tratado pela secretaria responsável, a exemplo da Emdur (iluminação), Semob (obras), Semtran (transportes e trânsito), Semur (regularização fundiária e habitação), Sempla (planejamento), Semusb (limpeza) Semad (administração) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).
...