Correio Popular Notícia




Ji-Paraná destaca implantação do Sistema de Cultura

Data da notícia: 21/11/2013
Foto:

(Da Redação) A prefeitura de Ji-Paraná através da Fundação Cultural realizou esta semana, o II Fórum Municipal de Cultura e reuniu artistas dos mais diversos segmentos e agentes culturais. O fórum iniciou com o anuncio de sanção da lei que cria o SMC (Sistema Municipal de Cultura). O projeto foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Jesualdo Pires, confirmando a sensibilidade dos governantes com a cultura e suas políticas. O principal objetivo do SMC é promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131121-152.jpg[/IMG] O Sistema será o principal articulador das políticas públicas de cultura. A presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa comemorou com os participantes do fórum a implantação do sistema e destacou o apoio de vereadores e do prefeito Jesualdo à cultura. O Fórum também discutiu o calendário cultural para 2014 e a gestão compartilhada foi celebrada. Esta é a primeira vez que o calendário é elaborado ouvindo a classe artística. Keila falou que o calendário está em processo de construção e a Fundação aguarda novas propostas e parcerias com os agentes culturais.
O calendário definitivo deve ser apresentado em dezembro. Os participantes do fórum também iniciaram a elaboração do Plano Decenal de Cultura que começou a receber sugestões para disciplinar, fomentar e organizar a cultura nos próximos dez anos. A construção do Plano Decenal aguarda propostas do Conselho Municipal de Cultura e artistas de todos os segmentos.
Ao final do encontro realizado no Teatro Dominguinhos em Ji-Paraná já ficou definido que o III Fórum Municipal da Cultura acontece em dezembro para definir o calendário, e discutir as primeiras propostas para o Plano Decenal. Keila Barbosa comentou a importância do Sistema Municipal de Cultura afirmando que o instrumento é um avanço para o setor, proporcionando o financiamento de projetos pela iniciativa privada, a captação de recursos junto a Fundação Nacional de Cultura. A fase agora é de planejamento e organização. ?Necessitamos intensificar o cadastramento para identificar os agentes culturais?, frisou Keila. O cadastro vai apontar quem são, o que fazem e onde estão os fomentadores culturais e vão possibilitar o desenvolvimento de ações e capacitações direcionadas.
CONFERÊNCIA - A presidente da Fundação Cultural vai à Brasília de 27 de novembro a primeiro de dezembro, onde participa da Conferência Nacional de Cultura. Keila Barbosa, eleita delegada de Rondônia na etapa estadual, vai representar o Estado na capital Federal e encaminhar as propostas aprovadas pelos representantes culturais. Logo após o retorna, ainda na primeira quinzena de dezembro, a Fundação Cultural pretende definir os primeiros passos do Plano Decenal e divulgar a versão definitiva do calendário cultural para 2014. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1364 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.