Correio Popular Notícia




Programa de Saúde do Homem atenderá população ji-paranaense

Data da notícia: 27/11/2013
Foto:

(Da Redação) O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim dos Migrantes, órgão da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), deu início na última segunda-feira (25), ao programa ?Saúde do Homem?, com uma palestra de Idenice Thomas, enfermeira do Centro de Municipal de Referência de Saúde da Mulher. Mais de 40 homens estiveram presentes ao evento que ocorreu na sede do CRAS, a partir das 18h30, além de toda a equipe envolvida no programa, da secretária de Ação Social, Sônia Reigota e do vereador Afonso Cândido. O secretário municipal de Governo Ari Saraiva fez a abertura da palestra.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131127-152.jpg[/IMG] Durante sua fala, Idenice lembrou que 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e, por isso, o mês foi escolhido para a realização de campanhas em todo o mundo, com o objetivo de despertar a atenção para uma das principais causas de morte masculina. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens e, só neste ano de 2013, já fez cerca de 13 mil vítimas no Brasil. ?Os médicos recomendam que as atitudes de prevenção comecem a ocorrer aos 45 aos de idade. A partir daí, todo homem deverá fazer uma visita ao urologista uma vez por ano para realizar os exames preventivos de PSA e de toque?, frisou a profissional de saúde em sua palestra. A ausência dessas medidas pode redundar na instalação da doença que, basicamente, apresenta estes sintomas, isolados ou separados: jato urinário fraco ou interrompido; aumento das micções durante a noite; e urinar na roupa antes de chegar ao banheiro.
Outro objetivo do programa é combater o preconceito, a rejeição e o medo do famoso exame de toque, aquele que urologista faz com as próprias mãos. ?O exame dura só dez segundos e tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o seu tamanho e se existem lesões palpáveis na glândula através do intestino reto?, frisou Idenice. Ontem (26), os homens presentes na palestra passaram por consultas médicas na sede do CRAS e os casos que exigiam mais cuidados foram devidamente encaminhados para consultas com o médico urologista da Unidade Básica de Saúde do Km 5, em Ji-Paraná.

CONSULTAS - Quem não compareceu à palestra, no entanto, pode ainda tomar uma atitude de prevenção procurando as Unidades Básicas de Saúde da cidade e os respectivos médicos, que constam da relação a seguir. Eles farão a consulta preliminar e o encaminhamento ao urologista, se houver necessidade.
UBS BNH ? Doutor Evandro (período da tarde), UBS Sâo Francisco ? Doutor Elton (período da manhã) e doutor Maicon (tarde), UBS Dois de Abril ? doutor Janella (manhã), UBS Nova Brasília ? doutor Adriano (manhã), UBS Exposição ? doutor Daniel (manhã) e UBS KM 5 ? doutor Valter (manhã). Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1444 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.