A famÃlia é uma igreja doméstica
* Por Monsenhor Jonas Abib
O catecismo da Igreja Católica não apenas ensina que os filhos devem respeitar, honrar e obedecer aos pais, como mostra a famÃlia no plano de Deus, comparada a uma ?planta? muito linda de um ?edifÃcio? sólido e precioso, que independente de ser cristã, está na base da sociedade e do projeto de Deus. Pois cada casa, cada famÃlia é uma igreja doméstica.
Por isso, a famÃlia cristã é evangelizadora e missionária por sua essência, como sal na comida insossa, como fermento na massa, mesmo vivendo com todas as dificuldades, pois não existe uma famÃlia que não passe por problemas. E assim, por viver todos estes desencontros próprios dela, tem a necessidade de reconciliar, perdoar e fazer diferente.
Nesse sentido, a famÃlia sendo o que é, torna-se uma igreja doméstica, evangelizadora, mesmo no meio das vicissitudes próprias, isto é, com nossos gênios, temperamentos e vÃcios, ainda assim, esta famÃlia está sendo igreja, e assim reproduz em pequena escala o que acontece na grande igreja e na sociedade.
Mesmo que sua famÃlia esteja cheia de problemas e sofrimentos, Deus está n'ela, pois Ele nos fala que não veio para os justos, mas para os pecadores, como se nos dissesse, eu não vim para as famÃlias bonitinhas, mas justamente, para famÃlias cheias de problemas, pois Ele é nosso auxÃlio.
Jesus não está ausente na sua casa, por isso, não desista da sua famÃlia, pois todos nós precisamos deste acolhimento. Não existe pais e filhos sem defeitos, mas neste suportar, perdoar e amar, é que nos faz ser mais gente de têmpera, com ternura, amor e sensibilidade. Gente que é gente, que vive na esperança; e assim seremos famÃlias cristãs evangelizadoras e missionárias.
* Monsenhor Jonas Abib é Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP).
...