Correio Popular Notícia



NATAL
Enfeites natalinos aquecem comércio de Ji-Paraná

Data da notícia: 05/12/2013
Foto:

>Linhas de Apoio: O Procon e o Inmetro orientam sobre os cuidados na hora das compras de Natal

(Carol Camilo) Faltam 20 dias para o Natal e o comércio está aquecido oferecendo para o consumidor várias opções de enfeites natalinos como, por exemplo, pisca-pisca, papai-noel, presépio e guirlandas. Um dos exemplos é a loja Sdecor em Ji-Paraná, onde a equipe monta árvores de Natal, além de oferecer taças para decoração, papai noel, entre outros enfeites para agradar todos os gostos. ?Essa é uma data para se comemorar com muita alegria e entusiasmo, por isso estamos montando árvores de Natal estilizada para que o espírito natalino entre na casa do cliente?, disse a equipe da loja que ressaltou que a Sdecor vai presentear a árvore mais curtida no Facebook da loja. As lojas populares oferecerem artigos de decorações a preços acessíveis para que todos os consumidores comprem e enfeitem suas casas para receberem os familiares e amigos nesta data especial. ?Aproveito as opções das lojas populares para comprar enfeites, árvores e iluminação para celebrar o período natalino. Não gasto muito e consigo deixar a casa preparada para receber os familiares?, comentou André Luiz.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131205-151.jpg[/IMG] INMETRO - Com a finalidade de preservar o meio ambiente, o bolso e a saúde dos consumidores, a equipe do Inmetro dá dicas para a hora da compra de enfeites natalinos. Segundo a equipe, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro 27/00 e como não são certificadas, não há o ?selo do Inmetro? nesses produtos, mas eles deverão atender aos requisitos obrigatórios, que são: tensão em volts e corrente em Ampères, indicação da potência máxima do conjunto, nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador, e todas as informações devem estar em português. O Inmetro diz ainda que esses produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e que os plugues devem ser equivalentes ao novo padrão (com pinos de 4 mm). ?O consumidor também pode fazer o teste nos pisca-piscas. Basta passar um ímã sobre o produto e se ele fixar na peça é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto-circuito?, informou a equipe, recomendando adquiri-los sempre em locais formalmente estabelecidos e sempre exigir a nota fiscal.

PROCON - A Fundação Procon orienta que mesmo com a famosa correria de final de ano o consumidor deve ficar atendo aos seus direitos. As dicas do Procon são as seguintes: Verificar se a embalagem do produto contém todas informações necessárias; Evitar produtos que possam se quebrar e colocar em risco a saúde e segurança de quem os manuseia, e ainda na loja, verificar se não existem itens quebrados, amassados ou com partes falhas; Não passar os fios do pisca-pisca por trás de cortinas ou debaixo de tapetes, pois isso pode causar acidentes.
O produto deve estar sempre lacrado e ser comercializado em sua embalagem original. A troca de produtos sem defeito não é obrigatória, por isso confirme se existe a possibilidade da mercadoria ser trocada. Evite a compra no comércio informal, pois geralmente não há emissão de nota fiscal o que dificulta o exercício de seu direito de reclamar do produto em caso de defeito. ?Assim como qualquer produto, os enfeites natalinos também possuem garantia legal de 90 dias, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor nos casos de bens duráveis?, informou a Fundação Procon.

Fonte:






Noticia vista 1795 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.