CAPITAL
Novos médicos chegam a Porto Velho pelo Programa Mais Médicos
(Da Redação) O Programa Mais Médicos, do Governo federal, que tem o objetivo de levar assistência médica para as áreas menos assistidas em todo o país, trouxe esta semana 46 novos médicos de nacionalidade cubana para atender o Estado de Rondônia, principalmente para as áreas rurais e distritos de Porto Velho que receberão 10 médicos nesta fase do programa. Os novos profissionais da saúde foram recebidos durante a Oficina de Acolhimento do Programa Mais Médicos realizada na última terça-feira,em Porto Velho, com a presença do Apoiador Estadual para Articulação de Redes de Atenção à Saúde para o Estado de Rondônia que representa o Ministério da Saúde, Ubirajara Mota, o Secretário Municipal de Saúde, Domingos Sávio, a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Delcy Mazarello, líderes de distritos e demais técnicos da Semusa.
Durante a oficina que dura três dias, os médicos recém-chegados recebem orientações a respeito do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e como funcionam os processos de trabalho nas regiões dos municípios, distritos e comunidades locais. Segundo Amanda Diniz, chefe da Divisão de Atenção Básica da Semusa, a prioridade é suprir a demanda de atendimento vinda da zona rural e ribeirinha para complementar as Equipes de Saúde da Família (ESF).
NOVOS MÉDICOS - O Secretário de Saúde, Domingos Sávio, deu boas vindas aos médicos e reforçou o motivo da vinda dos profissionais para o município. ?Algumas áreas de distritos e comunidades de Porto Velho são de difícil acesso, o que acaba não atraindo o interesse de alguns médicos. Porém devemos lembrar que lá existem muitas famílias que devem receber assistência de saúde, então todos vocês chegam para atender essa demanda reprimida. Nós recebemos vocês de braços abertos e esperamos que façam um excelente trabalho?, completou Domingos.
O representante do Ministério da Saúde, Ubirajara Mota, ressaltou que Porto Velho é um município extenso tanto em área quanto em concentrações populacionais, maior até que alguns Estados da federação como Sergipe e Alagoas. Isso significa que a vinda dos médicos cubanos é de extrema importância e ajudará na ampliação da cobertura de saúde primária, atingindo mais pessoas e proporcionando melhor qualidade de vida.
Novos médicos deverão chegar nas próximas etapas do Programa Mais Médicos com a meta de atingir os 52 municípios de Rondônia. A representante da Secretaria de Saúde do Estado, Delcy Mazarello, lembrou que todos os médicos estão aptos a trabalhar com o sistema de saúde básica na estratégia do Programa Saúde da Família, alguns até com especializações como cardiologia e ultrassonografia. Ela reforçou ainda que essa aquisição de profissionais só é possível graças ao empenho conjunto do Governo Federal dando as devidas condições, o Estado fortalecendo o processo e a Prefeitura executando o trabalho de assistência contínua. Com informações de Collien Rodrigo.
...