Sedam divulga dados estatísticos da piscicultura em Rondônia
(Da Redação) Conforme dados divulgados pela Divisão de Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), este ano foram emitidas 2.033 licenças para empreendimentos de piscicultura em Rondônia, sendo que foram cadastrados 387 empreendimentos, emitidas 731 Licenças Prévias, 780 Licenças de Instalação e 522 Licenças de Operação, dados de janeiro a novembro.
A Sedam possui cadastrados 3.247 empreendimentos de piscicultura, com uma estimativa de uma produção de 64.833,03 tonelada/ano num total de lâmina de água de 10.805,50 hectares.
A Divisão de Recursos Pesqueiros tem um papel fundamental de monitorar, regularizar e licenciar a atividade, promovendo eventos para esclarecimento da sociedade com relação aos critérios e procedimentos necessários para o licenciamento de piscicultura e ao
tempo em que mobiliza e capacita seus técnicos a fim de tornar a tramitação dos processos mais dinâmica e célere, em especial para aqueles empreendimentos considerados por lei estadual de pequeno porte por utilizarem até 5 hectares de lâmina de água e são característicos da agricultura familiar.
PERÍODO DE DEFESO - A proibição da prática da pesca profissional e amadora durante o período do defeso, anualmente, no período de 15 de novembro a 15 de março, em todos os rios e afluentes de Rondônia, será tema de palestras da diretora da Divisão de Recursos Pesqueiros da Sedam, a bióloga Marli Lustosa Nogueira, nos dias 12 e 13 deste mês, para conscientização das famílias e professores do baixo Madeira, dos bairros São Sebastião, Balsa e Milagres, que serão beneficiadas com moradias através do projeto da construção da ponte do Madeira. Com informações de Marilza Rocha ? Sedam.
...