NOTAS DOS MUNICÃPIOS
ARIQUEMES I
São 19 novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)que atenderão os municÃpios da região de Ariquemes. As ambulâncias foram entregues na última quinta-feira (05), no Estado de São Paulo, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Uma comitiva composta por servidores dos municÃpios de Ariquemes, Cacaulândia, Rio Crespo, Alto ParaÃso, Campo Novo de Rondônia, Buritis, Machadinho D?Oeste, Cujubim e Monte Negro, estiveram presentes no ato de inspeção e entrega dos veÃculos. Com apoio destes municÃpios, a Central de Ariquemes, implanta as bases descentralizadas, que estão em fase de habilitação pelo Ministério da Saúde, para em breve, com as novas ambulâncias, e com profissionais treinados, iniciarem os trabalhos de atendimento a população.
ARIQUEMES II
Destas 19 ambulâncias que chegaram neste domingo em Ariquemes, três ficam no MunicÃpio, e duas irão para cada uma das demais cidades, sendo que dos três veÃculos que permanecerão em Ariquemes um é uma Fiat Ducato, como Unidade de Suporte Avançado (USA) e outras duas Ford Ranger 4 x 4, como Unidade de Suporte Básico (USB). Já os demais municÃpios recebem também os veÃculos modelo Ford Ranger. Os profissionais da Prefeitura de Ariquemes que receberam e trouxeram os veÃculos foram os motoristas Wahington Luis, Ismail Silva, Ribamar Alves e o coordenador Francisco Júnior.As ambulâncias se encontram no pátio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, onde aguardarão os trâmites burocráticos para liberação aos municÃpios.
JARU
A prefeitura municipal de Jaru firmou um convênio com a Associação Casa FamÃlia Rosetta, para reinserção e recuperação social de adolescentes e jovens dependentes quÃmicos e de álcool. Para a prefeita, Professora Sônia o problema das drogas é uma das maiores preocupações que afligem a humanidade. De acordo com a organização mundial de saúde, cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas independente de idade ou sexo, nÃvel de instrução e poder aquisitivo. A implementação das ações desenvolvidas pela associação Casa FamÃlia Rosetta será através das unidades terapêuticas Porto Esperança e Comunidade de Reinserção Social Dom Hélder Câmara localizados nos municÃpios de Candeias do Jamari e Porto Velho.
VILHENA I
O prefeito Zé Rover, o vereador José Garcia e a Secretária Municipal de Terras, Maria Teresinha Francisco, estiveram reunidos no final de semana para definir o local onde será construÃdo o Centro de Diagnóstico de Câncer no municÃpio. No mês passado, o vereador e o prefeito apresentaram o pedido de construção do Centro ao senador Acir Gurgacz, que já destinou o recurso. O Centro de Diagnóstico será construÃdo no setor 08, quadra 47, com 1925 metros quadrados, na rua João Bernal, esquina com 830. O recurso para a obra é proveniente de emenda do Senador e está incluso no orçamento federal de 2014. A Prefeitura faz agora alguns reajustes no projeto para depois passar para a fase de licitação. A obra inicia já no próximo ano.
VILHENA II
Rover afirmou que o Conesul de Rondônia possui hoje um significativo número de pacientes que fazem tratamento da doença e que, esses pacientes passam por Vilhena antes de serem encaminhados para um tratamento especializado, já que o municÃpio é a referência regional em atendimento de saúde. ?Esse Centro de Diagnóstico vai facilitar o tratamento dos pacientes de nossa região, proporcionando os cuidados mais perto de casa e, se tratando de câncer, quanto mais cedo o diagnóstico maiores são as possibilidades de melhora, por isso nosso empenho em construir esse Centro?, justificou o prefeito.
...