Prefeitos buscam recursos em Brasília
(R.Campos) Vários prefeitos eleitos dos municípios do estado de Rondônia ficarão em Brasília durante esta semana em reuniões com os membros da Bancada Federal e Senadores visando garantir emendas para suas cidades. Os prefeitos têm como pauta conquistar o maior número de recursos para os projetos que beneficiem a população. Eles também estão reivindicando o apoio para os projetos que estão em andamento.
Estão em Brasília os prefeitos de Alta Floresta, Daniel Deina (eleito); de São Miguel de Guaporé, Ângelo Fenali (eleito); de Vilhena, José Rover (eleito) e o atual, Marlon Donandon; de Machadinho do Oeste, Mário Alves (eleito) e o atual, Flávio Carvalho; de Cerejeiras, Cleber Calisto (reeleito); de Pimenta Bueno, Augusto Plaça (reeleito); de Cacoal, Padre Franco (eleito); Alvorada do Oeste, Laerte Gomes (reeleito), Presidente Médici, Zé Ribeiro (eleito); Teixeiropólis, Antônio Zotesso e o vice-prefeito eleito de Jarú, Flávio Correia.
Na última semana, a Bancada de Rondônia decidiu que as emendas de bancada ao Orçamento da União para 2009 serão destinados para obras de infra-estrutura, regularização fundiária, saneamento, agricultura e cultura.
A previsão orçamentária as emendas de bancada é de R$ 150 milhões distribuídos entre os 11 parlamentares.
Já quanto as emendas individuais na proposta orçamentária, que é quase toda formada por verbas vinculadas, que não podem ser mexidas, os recursos serão destinados para investimentos em projetos a critérios dos deputados e senadores. No caso de Rondônia, os parlamentares precisam definir a destinação de 18 emendas. A sistemática que vem sendo adotada em conjunto pelos parlamentares anualmente, é que cada membro decida sobre uma emenda, o que significa que são 11 emenda para os 11 parlamentares, e que as outras 7 sejam compartilhadas entre os demais para projetos em comum.
A preocupação dos prefeitos é garantir que seus municípios não fiquem desguarnecidos de recursos federais e projetos não sejam paralisados.
...