EDUCAÇÃO
Universidade não consegue preencher vagas em três cursos
(Da Redação) Sobram 138 vagas para cursos de música, artes visuais e teatro na Universidade Federal de Rondônia. Já foram realizados três processos seletivos para um total de 180 vagas, mas apenas 42 pessoas estão em sala de aula.
Sancionada em agosto de 2008, a Lei 11.769 estabelece a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas de educação básica em todo o país. Foi pensando nessa oportunidade de emprego que Alex Caldas, estudante de música, ingressou na primeira turma de 2010. "Eu trabalho em projetos na área de educação ensinando música para crianças da área rural e para alunos de escolas públicas e particulares", afirma Alex Caldas.
Os três cursos de artes são para licenciatura. Desde 2010, quando começou a primeira turno o número de inscritos tem diminuído, segundo a coordenação.
"São muitas vezes marginalizados imaginando que é uma carreira, isso ocorre nas famílias, que não dá dinheiro, que não tem espaço e isso faz com que baixe a procuro pelos cursos", explica Cléber Maurício de Lima, chefe do departamento de artes da Unir.
Os cursos de música e teatro duram quatro anos. O de artes visuais três anos e meio. Atualmente os 42 alunos estão divididos em nove turmas e 11 professores ministram as aulas. Um concurso para a contratação de mais sete professores está em andamento.
Um estudante de um dos cursos disse que apesar da desistência dos colegas não se sentiu desestimulado. "A desistência sempre acontece nos cursos. Eu continuo acreditando que o curso é bom e que tem bons professores", contou o aluno de artes visuais. O site da Unir possui mais informações sobre os cursos e o novo processo seletivo acontece em janeiro de 2014. Com informações do G1 Rondônia.
...