LIXO
Ji-Paraná terá Aterro Sanitário
(Redação) Atendendo à Lei federal nº 12.305/2010, que determina aos municípios com população superior a 100 mil habitantes a construírem aterros sanitários em substituição aos chamados lixões até julho de 2014, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) tem realizado uma parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro-Leste do Estado de Rondônia (Cimcero), para implantação de aterro sanitário no município.
Na última quinta (12), foi informado ao município e ao Cimcero, que a Empresa MVM Construções Ambientais já adquiriu uma área com 13 alqueires, onde será construído o Aterro Sanitário de Ji-Paraná. Jesualdo afirmou que a aquisição do terreno foi um passo decisivo para a viabilização do projeto, pois não é qualquer área que serve para esta finalidade.
O aterro será construído numa parceria entre a prefeitura e o Cimcero, sendo contratada a MVM Construções Ambientais de Vilhena para a execução da obra, que está orçada entre oito a 10 milhões de reais. De acordo com o diretor-executivo da MVM, Fausto Moura, na próxima segunda feira (16), a empresa dará início aos trabalhos ambientais como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA) na área destinada à construção do aterro sanitário. ?Somos, junto a nossos parceiros, a única empresa licenciada em Rondônia, apta a resolução dos problemas dos resíduos sólidos, industriais, dentre outros, produzidos pelos municípios, e faremos junto com a administração municipal e o Cimcero, um aterro sanitário dentro das normas legais, que trará benefícios a toda população?, garantiu o diretor.
...