Correio Popular Notícia



LUZ
Marcos Rogério denuncia aumento de quase 17% na tarifa de energia elétrica

Data da notícia: 14/12/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131214-132.jpg[/IMG] (Da Redação) O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) denunciou na última quinta-feira (12), no plenário da Câmara dos Deputado, o aumento de 16,44% na tarifa de energia elétrica no estado de Rondônia. Indignado, ele lembrou que, apesar do estado ser um dos maiores fornecedores de energia para todo o país desde 2012, paga pelo serviço um valor superior a estados mais ricos, como os do Sul e do Sudeste. Isso porque as usinas de Jirau e de Santo Antônio, terceira e sexta maiores do Brasil respectivamente, produzem energia para abastecer 40 milhões de brasileiros, inclusive de estados que tiveram suas tarifas reduzidas.
Segundo o deputado, mesmo com a ampliação na capacidade de produção na hidrelétrica de Santo Antônio, mediante investimento de R$ 1,5 bilhões, os percentuais de aumento estão acima dos índices inflacionários dos últimos 12 meses, de 6% segundo o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). "Nós, como representantes do povo, devemos vocalizar nossa repulsa e adotar medidas que visem a corrigir distorções como o referido aumento, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que sobrecarrega ainda mais a nossa população rondoniense", ressaltou.

QUALIDADE - Na ocasião, ele ainda destacou a péssima qualidade do serviço de energia prestado aos cidadãos de Rondônia, que não condiz com os aumentos abusivos das tarifas praticados pelas Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron/Eletrobrás), desde 30 de novembro. "Muitos consumidores, na maioria das vezes trabalhadores humildes, sofrem prejuízos com equipamentos e produtos que estragam com as quedas e retomadas de energia, e não sabem nem a quem recorrer para ter os seus direitos resguardados e a reparação do dano sofrido. O acesso à energia elétrica de qualidade por um valor justo insere-se entre as mais básicas e essenciais necessidades humanas", finalizou.
Para Marcos Rogério, as usinas de Jirau e Santo Antônio estão servindo de estratégias para o Governo brasileiro, que não têm dado o devido respeito ao estado de Rondônia. Mesmo porque, conforme lembrou o deputado, recentemente o Governo Federal foi à televisão e ao rádio firmar compromisso de redução na conta de energia elétrica aos consumidores. "O governo anunciou redução de 20% na tarifa e, em alguns casos, a redução para o consumidor chegou a 14% somente, valor ainda superior ao que pagava antes". Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1453 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.