MPF E Seduc farão concurso para professores indÃgena
(Da Redação) A educação formal bilÃngue nas aldeias foi o tema de uma reunião, na semana passada, entre o procurador da República Raphael Bevilaqua e o secretário de Educação Emerson Castro. O concurso público para professores indÃgenas é uma reivindicação antiga das 57 etnias de Rondônia. Durante a reunião, o procurador pediu que o secretário informasse o cronograma para a realização do concurso.
Em 2010 foi criada uma lei especÃfica que regulamenta a carreira de professor indÃgena em Rondônia. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa a partir de um projeto do Poder Executivo, elaborado por uma ação conjunta de indÃgenas, Ministério Público Federal (MPF), Seduc, Funai, Unir, Conselho IndÃgena Missionário (Cimi), Conselho de Missão entre Ãndios (Comin) e Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado.
?O próximo passo é a concretização do concurso de professor indÃgena, que prevê respeito à s especificidades de cada etnia. Para o MPF, este concurso representa um marco no paÃs, pois pode ser o primeiro a ser efetivamente realizado, dando uma nova perspectiva para a educação escolar indÃgena?, afirmou o procurador.
O secretário Emerson Castro disse que informará em breve o novo cronograma para a realização do concurso. Ele acrescentou que já há uma organizadora para elaboração do certame, bem como o quantitativo de vagas a serem ofertadas inicialmente. Com informações do MPF/RO.
...