RECURSOS
Anselmo de Jesus confirma empenho de mais de R$ 2 milhões para Emater em Rondônia
(Redação) O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) confirmou, no inÃcio desta semana, o empenho de mais de R$ 2 milhões feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para ampliação da Unidade de Treinamento da Emater (CENTRER). Os recursos serão destinados para aumentar o espaço fÃsico das instalações do laboratório de análise de solo, fertilizantes, corretivos, água e tecidos vegetais. O investimento contemplará também aquisições de equipamentos, de material permanente, assim como apoio ao serviço de Extensão Rural do Estado de Rondônia.
Anselmo de Jesus ressalta que o Estado possui grande parte de sua economia baseada no setor primário com grande diversificação das atividades produtivas graças à s condições climáticas que lhes são favoráveis. ?As cadeias produtivas do leite, do café, de frutas e de hortaliças têm um grande potencial econômico e social, tendo em vista que estas atividades são praticadas em pequenas e médias propriedades rurais, com a utilização intensiva da mão de obra familiar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e estabilização das famÃlias no campo?, lembrou.
Hoje em Rondônia, a agricultura familiar responde por uma produção significativa de leite, café, banana, cupuaçu, cacau, açaÃ, pupunha, abacaxi, citrus, mandioca, maracujá, acerola, olerÃcolas e peixe de cativeiro. Sendo a produção de leite a do pasto e da cafeicultura, as principais atividades e fontes de renda no âmbito da agricultura familiar. Os cultivos são feitos em pequenas glebas, com pouco nÃvel tecnológico agregado e grande aproveitamento de mão de obra familiar.
O deputado destaca que há tendência dos sistemas de produção agropecuários, em se tornarem cada vez mais eficientes e competitivos, tem exigido o emprego de tecnologias modernas com o devido suporte à s atividades de planejamento e assistência técnica. ?Assim, polÃticas públicas de apoio à agricultura familiar têm sido desenvolvidas no âmbito estadual, aliadas aquelas de âmbito federal visando beneficiar essa categoria de agricultores?, frisou.
Nesse contexto, lembra o deputado Anselmo de Jesus, os investimentos na unidade do Centro de Treinamento da EMATER (Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural), são de fundamental importância para a sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar, uma vez que a atividade se destaca na geração de emprego, distribuição de renda e combate à pobreza rural.
As propostas já foram aprovadas e os planos de trabalho estão em análise. O projeto será executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Com informações da Assessoria.
...