TÃTULO JÃ
Metas da Regularização Fundiária são cumpridas em Rondônia
(Da Redação) O Governo da Cooperação cumpriu a ?Agenda Agrária? regularizando em 2013 mais de cinco mil áreas rurais em todo o Estado de Rondônia. No último fim de semana, na região do Vale do Guaporé ao longo da BR-429, nos municÃpios de Costa Marques, onde foram entregues 89 tÃtulos, em São Francisco do Guaporé 116, Seringueiras 10 e São Miguel 37, totalizando 252 documentos que garantem de fato e de direito a posse da terra.
Centenas de produtores rurais ligados a agricultura familiar, que ocupam e exploram áreas, até então, não tituladas, foram beneficiados pelo programa de regularização fundiária implantado pelo Governador Confúcio Moura. De posse do tÃtulo definitivo, os agricultores podem obter financiamentos junto à s instituições financeiras oficiais para investimentos e melhoria na produção.
Uma parceria bem-sucedida, incrementada entre o Governo do Estado e Governo Federal, conseguiram regularizar mais de cinco mil áreas, bem como realizar o georreferenciamento, identificando mais de 18 mil propriedades rurais para dar continuidade ao programa em 2014. O programa de regularização fundiária traz paz ao campo e garantias jurÃdicas para as famÃlias que trabalham e exploram a terra.
AO LONGO DA BR 429 - Em Costa Marques, na fronteira do Brasil com a BolÃvia, a 840 quilômetros de Porto Velho, o Governador Confúcio Moura participou do evento em que foram entregues tÃtulos definitivos aos produtores rurais, muitos deles explorando a terra há mais de 30 anos.
Acompanharam o evento, o secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, representando o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, Sérgio Lopes, o secretário Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, o secretário da EMATER, Luiz Gomes, o prefeito de Costa Marques, Chico Território o deputado EurÃpides Lebrão e outras autoridades, além de dezenas de produtores rurais que lotaram a Câmara de Vereadores.
Em São Francisco do Guaporé, representando o governador Confúcio Moura, o secretário adjunto da Seagri, Adilson Júlio Ferreira e Sérgio Lopes, representando o ministro Pepe Vargas, entregaram tÃtulos definitivos aos produtores rurais regularizados daquele municÃpio, de Seringueiras e São Miguel do Guaporé. Nem as fortes chuvas que estão atingindo a região ofuscaram o brilho destes eventos, nem retiraram do rosto dos agricultores a alegria e o sorriso ao receberem os documentos de suas terras.
BOX
Governo entrega cinco mil documentos a produtores rurais
(Da Redação) Ednéia Maria Gusmão, Coordenadora do programa de regularização fundiária da Seagri, não escondia o cansaço mas sentia a alegria de ver as metas traçadas pelo Governador Confúcio Moura, cumpridas, ao entregar cinco mil documentos, consolidando, assim, a reforma agrária no Estado. ?Agenda Agrária? traz paz e desenvolvimento econômico e social, fixando as famÃlias no campo, gerando emprego e renda.
Sebastião Luiz Gonzaga, acompanhado pela esposa Irma Jaeckel Gonzaga era só alegria, expondo o tÃtulo definitivo de sua propriedade de 50 hectares que aguardava há mais de 30 anos. Produtor de milho, arroz, leite, banana, mandioca e abacaxi, além de frangos e suÃnos, Sebastião Luiz Gonzaga exclamava: ?Levem o Governador Confúcio Moura para conhecer minha propriedade e almoçar um frango caipira?.
Nilson Pereira da Silva, ao lado da esposa, Maria Aparecida Prudêncio da Silva e da filha, Ana de três anos de idade, afirmava ao secretário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Sérgio Lopes, que estava realizando um sonho antigo e que agora, vai investir na sua área de 50 hectares. Sebastião Luiz Gonzaga e Nilson Pereira da Silva retratam a imagem e o sentimento de centenas de produtores rurais beneficiados com o programa de regularização fundiária.
INCENTIVOS - Em Costa Marques, o Governador Confúcio Moura, num discurso futurista, incentivou os produtores rurais a cultivar suas terras, pois, segundo ele, com todas as áreas produtivas regularizadas o (PIB) Produto Interno Bruto, de Rondônia pode dobrar nos próximos dez anos. O Governador aposta pesado no trabalho dos pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Para a região do Vale do Guaporé, de acordo com o assessor técnico do Banco do Brasil, Adalto Lacerda de Brito, essa instituição na sexta-feira (20) encerrou o balanço com investimentos de R$ 40 milhões, sendo que 87% foram destinados para agricultura familiar. Fomentando a produção e melhoria de vida no campo uma parceria entre Banco do Brasil e Governo do Estado já estão operacionalizando 2.500 processos para construção de residências nas áreas rurais. Com informações de José Luiz Alves ? Assessoria.
...