Reunião define fase de transição no abastecimento de água em Ouro Preto
Uma reunião ontem, no Fórum de Ouro Preto do Oeste definiu uma fase de transição entre a Caerd e a empresa Águas de Ouro Preto, que vai gerir o abastecimento de água e tratamento de esgoto no município pelos próximos trinta anos. Participaram da reunião o prefeito Braz Resende, o juiz José Antônio Barreto, o promotor de justiça Aluildo de Oliveira Leite, Áureo César comandante da Policia Militar, além de representantes das duas empresas.
Segundo o Juiz Barreto, o objetivo foi beneficiar a população que estava sem abastecimento de água desde a terça-feira (4): ?Meu interesse é que a população seja abastecida. Para isto, as duas empresas precisam entrar em um consenso?, solicitou.
Já o promotor de justiça exigiu aos representantes das empresas, José Iran, pela Caerd, e Valdemir Tavares, pela Águas de Ouro Preto, que fosse suspensa qualquer veiculação de caráter difamatório: ?Nós estamos pedindo para que os dois lados se unam e trabalhem de forma pacífica para o bem da comunidade?, disse.
DECISÃO - A determinação judicial reintegra a Caerd na posse do sistema de abastecimento de água e esgotos por um período de 60 dias, quando os representantes da nova empresa irão observar o funcionamento de todo o sistema, tendo total acesso às instalações físicas, devendo a Caerd pôr à disposição todos os mapas da rede de abastecimento de água e captação de esgotos. Durante os 60 dias a Caerd fará a leitura do consumo e cobrança das tarifas, porém, pesa sobre ela toda a responsabilidade por eventuais falhas no sistema de abastecimento.
Ao final do período de transição, a nova concessionária assumirá integralmente as operações do sistema. ?Peço que vocês reúnam os funcionários da Caerd e deixem bem claro que após os 60 dias de transição quem vai assumir é a empresa Águas de Ouro Preto. Esta decisão não está dando a Caerd o direto de concessão?, advertiu o promotor de justiça aos representantes da Caerd.
...