Cursos beneficiam quase duas mil pessoas
Pelo menos 1.800 pessoas estão participando dos cursos de qualificação organizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (seapes) e que estão sendo realizados desde o início do mês na capital e em outros 15 municípios.
Eletricista residencial/industrial, bombeiro hidráulico e encanador, mecânica de automóveis e motocicletas, camareira de hotel, culinária regional e congelamento de alimentos, design gráfico e desenho arquitetônico são alguns dos cursos, ministrados através de parcerias com o Serviço Nacional do Comércio (senac) e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio (sitracom).
Segundo Marco Antonio Petisco, secretário titular da seapes, o projeto deve atender a boa parte da demanda por trabalhadores qualificados gerada pelo atual momento econômico e também busca disseminar conhecimentos profissionais por todo o Estado. Além de Porto velho, as outras cidades beneficiadas são Alta Floresta do Oeste, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cacaulândia, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Novo Horizonte, Pimenta Bueno, Rio Crespo e Rolim de Moura.
No último fim de semana, as aulas do curso de corte e tratamento para cabelos, masculino e feminino, seguiam a todo vapor nas salas de aula da Escola Marechal Rondon, em Novo Horizonte, região da Zona da Mata. Com tesouras, bobs e até um lavatório profissional, os futuros cabeleireiros aprendiam os truques e segredos de um bom corte, orientados por profissionais deslocados de Rolim de Moura. ?Já tenho uma proposta para ir trabalhar em Migrantinópolis (distrito a 10 km da sede do município) logo que eu receba meu certificado?, afirmou cheia de entusiasmo a aluna Maria Magnólia de Silva Chaves, 22.
Os cursos são financiados com recursos no valor de R$ 857,8 mil, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com contrapartida de 10% efetivada pelo Tesouro estadual.
...