OAB quer menos políticos com processo
(Assessoria) A (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil ? Seccional Rondônia espera que o Tribunal Superior Eleitoral julgue com celeridade os processos pendentes envolvendo os políticos eleitos.
?O que se vê são eleitos de vários estados brasileiro exercendo o cargo por força de medida liminar e acredito que isso não satisfaz a sociedade?, disse, nesta semana, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, acrescentando que esse tipo de ?suspense? em que vive o político eleito que aguarda resultado de julgamentos de processos levou-o a trabalhar com insegurança política e jurídica.
O ideal, segundo Hélio Vieira, seria os casos envolvendo políticos eleitos serem julgados rapidamente, claro que observado o devido processo legal. A situação que atinge vários políticos de Rondônia é comum em todo o Brasil e isso, ainda de acordo com o presidente da OAB, depõe contra a classe política, mas também atinge a estâncias superiores da Justiça Eleitoral.
No caso específico de Rondônia, Hélio Vieira entende que a Justiça Eleitoral vem fazendo sua parte, julgando com celeridade e encaminhando os processos às estâncias superiores.
CONSCIENTIZAÇÃO - O presidente da OAB Rondônia lembra que com o trabalho de conscientização política desenvolvida pela instituição em parceira com vários segmentos da sociedade, a tendência é a diminuição de casos de corrupção eleitoral. Através do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política a OAB e seus parceiros levaram dezenas de palestras às escolas e realizou vários atos cívicos com mensagem de conscientização sobre o voto consciente.
Para o presidente da OAB, longe de querer se arvorar de locomotiva da renovação que se verificou, sobretudo no Legislativo, ficou claro na última eleição que o trabalho de conscientização vem surtindo efeito. ?Esse era o objetivo de nosso trabalho?, observou.
...