Sem estádio em Rondônia, FFER confirma jogo do VEC para Cuiabá
A Federação de Futebol do Estado de Rondônia - FFER confirmou na última segunda-feira (13) que o jogo entre VEC e Palmeiras-SP será realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil 2014.
Sem um estádio que comporte um clube grande da elite do futebol nacional, o estado de Rondônia não poderá receber o jogo, pois não tem um palco com as mínimas condições para receber uma grande equipe do cenário nacional.
Os jogos envolvendo os grandes clubes são os de principal interesse das emissoras de TV detentoras dos direitos de transmissão; como é de praxe nessas transmissões, as emissoras requerem em nome da qualidade da transmissão, estádios com condições mínimas de cabines, posição e altura de câmeras fixas, iluminação do gramado, e logística para a transmissão e para a equipe da TV. Dessa forma, os estádios que não atenderem a tais condições não poderão sediar tais jogos. Nessa hipótese os jogos deverão ser remanejados para estádios que atendam aos requisitos.
Com isso, a FFER se manifestou para ajudar o clube filiado e indicar uma praça esportiva para sediar o jogo da Copa do Brasil. O presidente entidade rondoniense, Heitor Costa, esteve na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde discutiu com o diretor de Competições, Virgílio Elísio da Costa Neto, a possibilidade de levar o jogo para a capital mato-grossense, fato garantido pela entidade máxima do futebol nacional.
?Lamentamos o fato, mas a falta de um estádio moderno em Rondônia impossibilita que um representante do nosso Estado possa mandar seu jogo da Copa do Brasil. Havia a hipótese de levar a partida para Manaus e por isso estivemos na CBF para que o VEC pudesse jogar em Cuiabá, devido à distância. Felizmente fomos atendidos e, inclusive, a tabela já aparece o confronto contra o Palmeiras marcado para Cuiabá?, ressalta Heitor.
Heitor Costa afirma que sempre defendeu a construção de um estádio moderno em Rondônia. Ele lembrou, inclusive, que há poucos anos trouxe o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para que pudesse discutir com o governo a questão do estádio novo para Rondônia, principalmente naquele momento em que o país vivia a emoção de ter sido confirmado como ainda possível sede da Copa do Mundo de 2014. Mas, por falta de iniciativa das autoridades do Estado o projeto de construção de um novo estádio não avançou.
A edição 2014 da Copa do Brasil terá início no dia 12 de março e terminará no fim da temporada, em 26 de novembro.
Arena Pantanal
A Arena Pantanal deve ser inaugurada em fevereiro, provavelmente no dia 16 de fevereiro. A Secretaria Especial da Copa do Mundo (Secopa) irá promover um torneio entre times locais, mas com 15 mil lugares liberados para o público. Seria apenas um evento-teste, já que a inauguração com capacidade total, 44.003 lugares, deve ocorrer em março com a partida entre Flamengo e Corinthians, clubes com as duas maiores torcidas na cidade.
Na Copa do Mundo estão previstos quatro jogos na Arena Pantanal. São eles: Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia.
"Neste primeiro torneio teremos um teste, e vamos limitar a entrada dos torcedores. Por prudência, temos que trabalhar com um número reduzido. Estamos estudando como faremos com o ingresso, se será pago com um preço simbólico ou com doação de alimentos", disse o secretário, na entrevista.
A inauguração da Arena Pantanal estava, inicialmente, prevista para janeiro de 2014, ainda que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tenha ampliado o prazo de entrega para até fevereiro.
Fonte: Futebol do Norte
...