Inscritos não pagarão taxa de concursos públicos
(Da Redação/Assessoria) Uma boa notícia aos que pretendem fazer concurso público, mas nem sempre dispõem do dinheiro para pagar a inscrição. Por meio da secretaria municipal de Assistência Social (Semas), a prefeitura de Porto Velho informa que todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ficam isentas de pagar a taxa para se inscrever em concursos nas esferas federal, municipal ou estadual.
O coordenador do Bolsa Família no município, Vitor Nascimento, informa que pessoas a partir de 16 anos, que ganham até três salários mínimos, ou cuja renda familiar mensal não ultrapasse esse valor podem se inscrever no CadÚnico. ?O número de identificação social (NIS) é liberado 48 horas após a inscrição no sistema do Governo Federal?, afirma o coordenador.
Para ter direito à isenção na cobrança da taxa, no entanto, é necessário que no momento de se inscrever para qualquer concurso público o candidato informe qual o seu NIS. Outro detalhe importante, segundo Nascimento, é que há uma carência de 45 dias a partir da data do cadastramento para que a pessoa fique isento do pagamento da taxa.
INSCRIÇÃO - Para fazer a inscrição no CadÚnico, o interessado deverá comparecer à Semas, na Avenida Presidente Dutra, entre Carlos Gomes e Dom Pedro II, centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário apresentar cópias e original da Carteira de Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.
BENEFÍCIOS - A inscrição no CadÚnico garante o direito ao pagamento de tarifa social nas contas de energia elétrica, cujo valor do benefício varia de 10 a 60% de desconto, além de inclusão nos cursos profissionalizantes realizados através do Pronatec. Aos autônomos, pagamento de contribuição reduzida ao INSS para fins de aposentadoria, que fica em torno de R$ 33,00.
...