Correio Popular Notícia




Governo entrega casas rurais em Jaru

Data da notícia: 21/01/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) No último sábado (18), o governador Confúcio Moura esteve em Tarilândia, distrito do município de Jaru, realizando junto à Associação dos Pequenos Agricultores de Rondônia (Aparo) a entrega de 42 casas novas às famílias de agricultores. O recurso para a construção das moradias foi viabilizado por meio do Programa Nacional de Habitação Rural que integra o Programa Minha Casa Minha Vida e em parceria com o Programa Morada Nova, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que está oferecendo condições favoráveis para a construção e reforma de moradias aos agricultores familiares e trabalhadores rurais com renda bruta anual familiar de até R$ 15 mil.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140121-131.jpg[/IMG] Confúcio Moura elogiou o Programa que está levando moradia própria e digna a milhares de famílias brasileiras e celebrou junto ao movimento social a conquista da política social de habitação rural no Estado Rondônia. "O governo tem ouvido bastante os movimentos sociais rurais, nos seus pleitos, para melhorar cada vez mais a vida das famílias camponesas", declarou Confúcio.
A prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro, agradeceu o empenho e a parceria do governo em apoiar o desenvolvimento do município. Sônia disse ainda que o momento em que estavam vivendo seria histórico, pois, nunca um chefe do Executivo havia estado presente junto ao movimento social rural, referindo-se à presença do governador em Tarilândia.

SONHO REALIZADO - Marli de Araújo Santos e o esposo Odair José Dias que vivem da produção de leite e peixes, declaram que realizaram um sonho. Com dois filhos adolescentes, a família morava em uma casa construída em madeira com 50m² e segundo Marli, a casa era muito quente e quando chovia molhava todo o chão e as paredes. "Hoje temos a casa dos nossos sonhos, construída em alvenaria, com 100m², piso em cerâmica, cozinha no azulejo e toda forrada. Agora temos mais conforto para viver", declarou Marli Santos.
Marcos Antônio Baratela é produtor de leite e pedreiro, ele mostrou com orgulho a casa que construiu com o ajuda dos irmãos, usando o benefício dos programas de habitação. Lenilda Moreira é esposa de Marcos e conta que eles ficaram quatro anos tentando reformar a casa velha de madeira onde moravam. "Com o recurso do programa de habitação, construímos nossa casa em 8 meses e hoje temos a casa que sonhamos a nossa vida inteira. Não queremos sair nunca mais da área rural", desabafou Lenilda.

CONQUISTAS - A entidade organizadora do Programa, no caso do distrito de Tarilândia a Aparo, identifica a demanda habitacional da região e realiza o trabalho de organização das famílias, bem como o trabalho social. A mão de obra é a contrapartida dos próprios beneficiários. A Aparo é a entidade criada através do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), um movimento camponês, de caráter nacional e popular, construído por grupo de famílias camponesas. Há 18 anos o MPA, dentre outras políticas sociais, vem pautando a habitação rural.
Em dezembro de 2012, MPA, assinou junto ao Governo Federal, com a contrapartida do Governo do Estado, o convênio para a construção de novas moradias para os agricultores e trabalhadores do campo, que não tinham condições de reformar ou construir, com a renda que possuíam.
Vandeir Leite, que é o coordenador estadual do MPA em Rondônia, disse ser muito importante o governo entrar com a contrapartida no projeto. ?Com o complemento aos recursos federais, os beneficiários investiram em material de qualidade, resultando em casas com excelente infraestrutura para o homem do campo", frisou.

Fonte:






Noticia vista 1472 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.