Correio Popular Notícia



CAPACITAÇÃO
Feirantes participam de curso sobre higiene na comercialização de alimentos

Data da notícia: 23/01/2014
Foto:

(Da Redação/Ji-Paraná) Feirantes de Ji-Paraná que comercializam produtos de origem animal participam, na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), de um curso sobre Boas Práticas de Fabricação e Comercialização desses tipos de alimentos. Ministrado por técnicos e fiscais da Vigilância Sanitária do Município, o evento contou com a participação de pelo menos 30 feirantes. A secretária municipal de Agricultura e Pecuária, Claudia de Jesus, abriu as palestras, recomendando a estes pequenos comerciantes que adotem as orientações e as normas exigidas por lei, para que a população possa consumir produtos com qualidade garantida, beneficiando todos que fazem a opção de adquirir produtos nas feiras livres.


[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140123-152.jpg[/IMG] HIGIENE - De acordo com a fiscal sanitária, Fabiane Santiago Menezes, os cuidados com a manipulação, higiene e certificação e procedência dos produtos de origem animal, são importantes não apenas para proteger o consumidor, mas a saúde do próprio feirante. ?Se uma carne bovina, suína o de ave, por exemplo, estiver contaminada por microorganismos causadores de doenças, quem manipula a carne crua, está exposto a contrair a patologia que eles causam?, avisou. Fabiane explicou também que algumas normas básicas devem ser observadas pelo manipulador desses produtos, como: manter as unhas aparadas e limpas, usar roupas ou uniformes limpos, calçados apropriados e os instrumentos de trabalho, como facas, tábuas de carne e vasilhames, todos apropriados e igualmente higienizados. Os alimentos crus devem ser mantidos sob refrigeração ou sobre gelo para que mantenham a qualidade e não se deteriorem.

PROVIDÊNCIAS - Outras providências que terão de ser tomadas pelos feirantes, são a certificação dos produtos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou a inspeção pela Semagri. ?A partir do mês de fevereiro, não será mais permitida à comercialização de frango in natura sem a inspeção ou certificação?, avisou. Ela lembrou que aquela se tratava da terceira reunião com o segmento dos feirantes, sendo que o Ministério Público do Estado (MPE) tem cobrado providências como estas, em relação a todos os segmentos comerciais que lidam com alimentos, principalmente de origem animal. ?Dentro de alguns dias estaremos fiscalizando os mercados e supermercados, pois em muitos deles há problemas também?, esclareceu.

OPORTUNIDADE - Para o feirante Vilson Bianchi, que trabalha com carnes suínas e embutidos suínos, o curso foi oportuno e útil. ?Tudo que for para melhorar a qualidade dos produtos que nós oferecemos nas feiras livres de Ji-Paraná, é bem vindo. Acho que todos só temos a ganhar?, comentou. O pescador e comerciante de pescados, José Santos do Livramento, também acredita na melhoria da qualidade dos produtos oferecidos nas feiras. ?A gente tem que fazer o que é o certo e eu acredito que daqui pra frente só vai melhorar para todo mundo?, afirmou.

Fonte:






Noticia vista 1450 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.