Conselho de Desenvolvimento Rural apresenta metas para 2014
(Da Redação) Uma reunião realizada no inicio deste mês de janeiro, no Centro de Convenções em Jaru, o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) apresentou o trabalho realizado em 2013 e as metas para 2014. Entre as metas apresentadas está: intensificar a fiscalização nas propriedades, associações e agroindústrias. Dar continuidade ao Programa Terra Tombada, ampliação o viveiro municipal, horta experimental, fortalecimento das associações.
E ainda, execução do PADILEITE (Programa Agropecuário de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira em Jaru), uma parceria com a Embrapa, que tem como objetivo fomentar, promover, estimular e organizar a pecuária leiteira através de uma proposta de assistência de qualidade e inovação tecnológica para a cadeia produtiva de leite. A inovação tecnológica obedecerá padrões preconizados de sustentabilidade econômica, social e ambiental, visando a geração de renda, inclusão social, a fixação da família no meio rural e aquecer a economia local. E também a criação do Programa ?Vamos Ensilar?, o objetivo do programa é que, através da tecnologia o produtor rural consiga estocar alimentos, seguindo uma nutrição adequada, e que na época da seca, tenha total condição de manter a qualidade e quantidade de alimento para seus animais em suas respectivas propriedades. ?A prática de ensilar, ainda tem mais uma importante vantagem, é significativamente mais barata que qualquer outra prática alimentar industrializada?, completou o vice-prefeito Inaldo Pedro Alves.
O conselho que é composto pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Igreja Católica Ceplac, Emater, e associações, que além de fiscalizar tem o compromisso de contribuir com o crescimento do setor produtivo ?Vamos levar conhecimento para o produtor rural, para que ele possa usar o solo de forma racional e consequentemente aumentar a produção?, disse o presidente do conselho. Waltenes Diniz. Com informações da Assessoria.
...