Correio Popular Notícia



MATRICULAS
Pais enfrentam fila por vaga escolar

Data da notícia: 24/01/2014
Foto:

(Carol Camilo) Em Ji-Paraná, as rematrículas e matrículas já iniciaram e para garantir vagas para os filhos os pais estão dormindo em filas nas escolas. ?Já faz uma semana que estou tentando matricular o meu filho na Escola Jovem Vilela ou no Gonçalves Dias. Não consegui e vou ter que procurar outras escolas?, afirmou uma das mães, que estava na fila da Escola Gonçalves Dias. O período de matrículas de novos estudantes nas escolas estaduais acontece até o início do ano letivo, que será no dia 10 de fevereiro, sendo que entre os próximos dias 3 e 7 os professores participarão de uma qualificação.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140124-151.jpg[/IMG] O município de Ji-Paraná tem 30 escolas estaduais urbanas e oito escolas indígenas. De acordo com o coordenador pedagógico da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Ji-Paraná, Vilson Klein, não há necessidade dos pais dormirem nas filas, pois a uma força tarefa da CRE e escolas para que nenhum aluno fique sem acesso a permanência na escola. ?A Rede Estadual oferece vagas para Ensino Fundamental e Médio. Os pais devem priorizar as escolas dos bairros em que moram, visando facilitar na hora de fazer a matrícula?, afirmou o coordenador pedagógico, ressaltando que uma novidade é que as crianças que completarem 6 anos até o dia 31 de dezembro poderão ser matriculadas no 1° ano.

DOCUMENTOS - Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar uma unidade escolar de interesse para verificar se existe a vaga e fazer a matrícula, levando todos os documentos necessários que são os seguintes: histórico ou declaração escolar, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG, foto 3x4 e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do aluno para eventuais atendimentos médicos.

ESTADO- O Estado tem mais de 300 instituições e mais de 18 mil vagas que estão sendo oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. ?As instituições que tiveram um fluxo maior de pais são as escolas consideradas centrais. Nestas unidades escolares, devido à grande procura por vagas, o atendimento pode ser um pouco mais lento. Para que a vaga seja garantida de maneira correta, o processo de conferência dos documentos tem que ser minucioso e isso leva um pouco mais de tempo?, explicou a gerente de educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Rute Carvalho.

Fonte:






Noticia vista 1360 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.