Distribuição de sementes faz aumentar a safra de grãos no Estado
(Assessoria) O Governo do Estado novamente vem provando que cumpre com seus compromissos. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social - SEDES, através do Programa SEMEAR, adquiriu e distribuiu junto aos escritórios regionais da EMATER, 240 toneladas de sementes de milho, variedade AL - Bandeirante, categoria C2 que significa uma semente certificada da classe 02 e de alta qualidade e produtividade.
As sementes foram repassadas a aproximadamente 6.000 produtores da agricultura familiar cadastrados em todo o Estado de Rondônia. O período de plantio e as condições climáticas estão favoráveis à cultura que tem apresentado uma ótima germinação. O projeto tem como principal objetivo aumentar a produção de grãos no Estado de Rondônia melhorando a condição socioeconômica das famílias de pequenos agricultores e gerando emprego e renda no campo e, uma semente de boa qualidade é o principal requisito para a qualidade e produtividade dos grãos.
?Os projetos estão interligados para gerar todos os resultados positivos, ou seja, o PROMEC desenvolve a mecanização agrícola, promovendo o aumento na produção e produtividade agrossilvopastoril, o SOLO FÉRTIL corrige o solo para melhoria do plantio e, assim, o projeto SEMEAR pode ser integralmente realizado e aproveitado? destaca Marco Antônio Petisco, Secretário de Estado da SEDES.
A semente de arroz variedade BRS Primavera, categoria C1 já começou a ser recepcionada pela equipe técnica na fronteira do estado, em Vilhena, destinando 14,4 toneladas para a região de Porto Velho, 44,7t para Ariquemes, 11t para Ji-Paraná, 9,9t para Ouro Preto do Oeste e 40t para Zona da Mata. Até dia 12/11 será concluído o recebimento das 300 toneladas adquiridas.
A distribuição de sementes de qualidade e no período ideal de plantio faz com que o pequeno produtor consiga maior valor pelos seus produtos, pois estão sendo fornecidas variedades de sementes altamente produtivas que produz grãos de acordo com as necessidades de mercado.
...