Correio Popular Notícia




MPF recomenda que Mauro Nazif que afaste servidores

Data da notícia: 29/01/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O prefeito de Porto Velho, Mauro
Nazif, recebeu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para afastar ou exonerar de cargos ou funções comissionadas seis servidores municipais supostamente envolvidos em irregularidades durante a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho. O órgão também recomenda a abertura de sindicâncias para apuração dos fatos e responsabilização dos agentes municipais. O prefeito tem dez dias para responder se acatará a recomendação e informar as medidas adotadas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140129-131.jpg[/IMG] A recomendação se baseia nas investigações da Operação ?Sempre MPF? a respeito da gestão do Roberto Sobrinho (2005 a 2012). O MPF desvendou um esquema de favorecimento de empresas e empresários, pagamento de vantagem indevida, coação e perseguição de servidores. Em dezembro de 2013, o MPF ingressou com quatro ações judiciais de improbidade administrativa contra o ex-prefeito e os ex-gestores da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), empresas e seus donos.
A prefeitura deve apurar se houve a participação de outros servidores nas irregularidades quando as empresas Pavinorte, Lufem e Ponto Técnico ?doavam? projetos de obras, principalmente de pavimentação, ao setor de projetos da Sempre e posteriormente eram favorecidas nas licitações.

QUEIMA DE ARQUIVO - Há indícios de que alguns servidores fizeram uma ?queima de arquivo? para apagar vestígios de práticas irregulares ? e-mails e documentos existentes nos computadores da Sempre. A preocupação do MPF está no fato de que servidores envolvidos nessas irregularidades possam estar ocupando cargos e funções de confiança, o que geraria um clima desfavorável para a apuração das irregularidades e motivaria o afastamento de todos. Se, eventualmente, qualquer deles não estiver mais na Prefeitura ou mesmo ocupando cargo ou função de confiança, bastará que o prefeito informe essa situação ao MPF.
O prefeito Mauro Nazif tem dez dias para responder e informar ao MPF quais medidas serão aplicadas aos servidores envolvidos no esquema. A recomendação foi assinada pelo procurador da República Reginaldo Trindade. Com informações do MPF/RO.

Fonte:






Noticia vista 1404 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.