Correio Popular Notícia



MUNICÍPIOS
Projeto Balde Cheio visita Secretaria de Agricultura de Seringueiras

Data da notícia: 01/02/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) A Secretaria de Agricultura de Seringueiras mobilizou um grupo de produtores para uma palestra com técnicos do Projeto balde Cheio, cerca de 26 produtores de leite compareceram na palestra. A abertura da palestra contou com uma pequena explanação do objetivo do projeto pela vice-prefeita e secretária de agricultura Ana Clara e posteriormente foi dado sequencia com a palestra, os técnicos, Marcio Mateus, Thiago e o médico veterinário Marcelo todos da cidade de São Felipe do Oeste.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140201-141.jpg[/IMG] Os técnicos informaram que para o projeto balde cheio ser bem sucedido o proprietário da área rural que implantar o projeto, deve seguir a risca os deveres e afazeres. O primeiro foco do Balde Cheio não são os animais, nem a propriedade, mas o produtor. "Nosso objetivo primordial é recuperar a sua autoestima, reduzir o êxodo rural e, consequentemente, aumentar a produtividade." Afirmou Marcelo.
O médico veterinário Marcelo informou ainda que o principal motivo da baixa produtividade leiteira é a má alimentação do gado. "Muitos produtores desconhecem o que é bom para as vacas. Com o projeto, a maioria irá implantar em sua propriedade irrigações para aumentar a produção do pasto e a lotação dos animais. Não há uma receita que sirva para todos os produtores, em todas as regiões", disse o veterinário.

PROJETO - A implantação do projeto Balde Cheio é custeado pela Fundação Banco do Brasil que financia os gastos com os técnicos durante os quatro anos iniciais. Segundo Marcelo para entrar no projeto, é assinado um termo de compromisso, que garante a visita do técnico à propriedade e define os direitos e deveres do produtor. "Faz-se um levantamento planialtimétrico da propriedade, que dá a visão espacial global da área. Isso serve, por exemplo, para saber onde é melhor instalar os piquetes. O próximo passo é fazer análise de solo para saber sua qualidade. Um terceiro passo refere-se à sanidade do gado, com a realização de exames de tuberculose e brucelose?, disse Marcelo. Os produtores presentes demonstraram grande interesse em aderir ao Projeto e conta com a agilidade da Secretaria de Agricultura para iniciar os trabalhos do projeto.

Fonte:






Noticia vista 1571 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.