NOTAS DO MUNICÍPIOS
PORTO VELHO I
A prefeitura de Porto Velho iniciou na última segunda-feira (3), às 8h30min, as atividades de 2014 no Centro de Convivência do Idoso, na Avenida Amazonas, próximo à Escola Padrão, no bairro Cuniã. Estão sendo disponibilizadas oficinas de música, dança e artesanatos, além de terapias ocupacionais, hidroginástica e ioga. O local ainda dispõe de uma academia de ginástica para que os idosos pratiquem exercícios físicos. Conforme a diretora do Centro de Convivência do Idoso, Mariana Prado, as atividades de 2013 para o público se encerraram no dia 20 de dezembro. Desde então, e equipe vinha trabalhando na elaboração do calendário de programações para 2014.
PORTO VELHO II
Ela faz questão de enfatizar que todo trabalho com os idosos é acompanhado por profissionais especializados, com objetivo de garantir melhor qualidade de vida e inclusão social. Mariana também informa que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), é realizado o projeto Alfabetização Solidária. Na última segunda-feira (27), por exemplo, aconteceu a formatura dos alunos da turma de 2013. A próxima turma a ser alfabetizada iniciará o ano letivo de 2014 em março. De acordo com o calendário de atividades elaborado pela equipe que dirige o Centro de Convivência do Idoso, as próximas oficinas serão de crochê, artesanato com E.V.A, bordado e ponto cruz. As aulas de hidroginásticas vão acontecer toda segunda, quarta e sexta-feira, dança todos os dias, grupos de ensaios e academia de ginástica disponível de segunda a sexta-feira.
OURO PRETO
O ano começou difícil para diversas cidades. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, 90% dos Executivos brasileiros estão em crise. E em período de economia, a folia de Momo aparece como um dos primeiros itens na hora dos cortes. A cada dia cresce o número de cidades que anunciam não apenas reduções, mas também o cancelamento das festividades do carnaval. Em Ouro Preto do Oeste o prefeito Alex Testoni (PSD) anunciou esta semana o cancelamento da folia momesca que era realizada na Praça da Liberdade. Ficou definido que o poder público não vai arcar com a festa popular, por entender que a festa tem um custo elevado e que existem outras demandas a serem priorizadas como educação, saúde e infraestrutura urbana, pois são áreas que não devem ser deixada de lado, afirma o prefeito.
ROLIM DE MOURA I
Desde o início desta semana, mais de 170 pessoas participam de cinco cursos profissionalizantes disponibilizados pela Prefeitura de Rolim de Moura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Ao todo serão mais de 21 cursos, beneficiando mais de 700 homens e mulheres, cadastrados em algum programa social do Governo Federal. Segundo Elci Maria, secretária titular da pasta, as aulas estão acontecendo na sede da Conectinove. Entre os cursos já iniciados, ela destaca o de informática básica, de cadista (operador de AutoCad), cabeleireiro, panificação e confeitaria, além de fotografia profissional. Ela diz que, nos próximos dias, outros 16 cursos devem ser iniciados, visando melhorar a renda desses trabalhadores.
ROLIM DE MOURA II
Na semana que vem devem iniciar os cursos de: libras, espanhol básico, flores em EVA (há vagas), corte e costura, manicure, doces e conservas, sabonetes artesanais (há vagas), eletricista predial, pizzaiolo, violão, reaproveitamento de alimentos (há vagas), atendente de farmácia, garçom, jardinagem, desossa de frango (há vagas) e confeiteiro. Para participar dos cursos é necessário ter renda familiar total inferior a R$ 1.6 mil e ser inscrito no CadÚnico do Governo Federal. Atualmente a demanda por cursos profissionalizantes de pessoas nesta faixa de renda é de mais de três mil vagas. A secretária confirmou mais 22 cursos em outras áreas para março deste ano, em parceria com o SENAI.
...