Ji-Paraná no combate a dengue
> Só neste ano, 137 casos de dengue foram notificados em Ji
Aconteceu ontem (11) uma coletiva com a imprensa para divulgação das medidas que serão tomadas no combate à dengue em Ji-Paraná. Durante o evento, realizado na Divisão de Vetores, o titular da Secretaria de Saúde (Semusa), Orlando Ramires, detalhou o trabalho que será feito contra uma possível epidemia da doença no município.
Segundo Ramires, o maior problema que a cidade enfrente no tocante à dengue é a falta de conscientização da população. ?A Prefeitura usa o máximo de recursos que pode para combater o mosquito Aedes Aegypti, porém nada dá 100% de resultado se os cidadãos não cuidarem da limpeza de seus quintais?, salientou.
A Semusa terá oito carros à disposição que já estão com o sistema de pulverização ultrabaixo volume, o dobro de veículos do ano passado e que atenderão municípios de todo o Estado, caso haja necessidade.
Outra ação contra a dengue será a parceria da Prefeitura com a população na fabricação de tampas de fossas, que são as maiores responsáveis por focos de mosquito, além da contratação de uma empresa de Cuiabá para reciclagem de pneus recolhidos pelas equipes da Semusa. Um pit stop será feito no próximo dia 17, das 8 às 17h na Rua Vilagran Cabrita, em frente à antiga Teleron. No 2° distrito da cidade, o pit stop acontecerá dia 18, em frente à loja 3 Irmãos, além de palestras em escolas e uma carreata dia 19, com saída do posto Vitória na Vila Jotão, indo até o estádio Biancão.
DENGUE EM JI ? No ano de 2007, foram registradas 51 notificações de casos de dengue em Ji-Paraná, porém apenas 15 foram confirmados. Neste ano, 137 casos estão sendo investigados e em 53 deles já foi constatada a presença do vírus da dengue.
Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde registrou 134.909 casos de dengue em todo o Brasil, até o dia 26 de março de 2007. O balanço anterior, de 12 de março, indicava 85.018 casos.
...